Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto lança livro sobre saúde e perfil multiespécie das periferias

Projeto lança livro sobre saúde e perfil multiespécie das periferias

por Mauro Bellesa - publicado 23/05/2022 12:30 - última modificação 01/06/2022 10:08

No dia 1º de junho, às 10, realiza-se o lançamento do livro "Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias", coedição IEA, Saúde Única em Periferias (SUP) e projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Capa do livro "Comunidades e Famílias Multiespécies"

Discutir o caráter multiespécie das periferias e seu papel na relação desses territórios com a cidade é o objetivo do livro "Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias", que será lançado no dia 1º de junho, às 10h, em evento restrito aos autores e organizadores na Sala Alfredo Bosi, sede do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

Organizado por Oswaldo Santos Baquero e Érica Peçanha, a obra conta com a participação de pesquisadores e parceiros da Saúde Única em Periferias (SUP) e do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (Dasp), vinculado à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do IEA com o Itaú Cultural.

Os textos da obra têm como referência dados e reflexões de dois projetos acadêmicos realizados no entorno da USP: um censo domiciliar e um conjunto de intervenções dedicadas à promoção da saúde.

Escritos por 29 estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e professores da USP, ligados a 18 cursos diferentes, os artigos apresentam um repertório de ações educativas no campo da saúde e de reflexões sobre periferias epistemológicas, urbanas e animais, além de uma série de vivências em torno desses temas.

O evento terá abertura da educadora e ativista sociocultural Eliana Sousa Silva, titular da cátedra em 2018 e coordenadora geral do Dasp. Em seguida haverá uma roda de conversa com os organizadores do livro e autores dos artigos.

Coedição do IEA, SUP e Amavisse Editora, o livro é o segundo da Coleção Democracia, Artes e Saberes Plurais. O primeiro foi "Narrativas Periféricas: Entre Pontes, Conexões e Saberes Plurais", lançado em 2020.

Lançamento do Livro "Comunidades e Famílias Multiespécies: Aportes à Saúde Única em Periferias
1º de junho, 10h
Sala Alfredo Bosi, sede do IEA (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo)
Evento aberto ao público e gratuito (não requer inscrição) com transmissão ao vivo pela internet