Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro póstumo de Clarice Lispector é tema de exposição

Livro póstumo de Clarice Lispector é tema de exposição

por Thais Cardoso - publicado 05/03/2024 13:25 - última modificação 05/03/2024 13:25

“Escreverei em direção ao ar” pode ser visitada até 27 de março, no Espaço Cultural do IEA-RP

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe a partir do dia 11 de março a exposição “Escreverei em direção ao ar”, da artista e professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Lucília Abrahão. As visitas são gratuitas e podem ser feitas até 27 de março, das 8h30 às 16h30.

As obras, produzidas antes e depois da pandemia de covid-19, utilizam técnicas mistas -  como giz, aquarela, esferográfica e acrílica - em diversas materialidades, como papel e tecido com diferentes texturas. Nelas, a artista traça e tensiona um diálogo com “Um sopro de vida – pulsações”, livro póstumo de Clarice Lispector, em especial com os efeitos de (des)encontro, descoberta, enigma, amor e desejos inalcançados que o encontro do narrador com Ângela proporciona.

Na abertura, que será realizada no dia 8 de março, a partir das 19h, a atriz Eme Barbassa fará uma leitura dramática de trechos da obra de Clarice Lispector. Na ocasião, os professores Soraya Maria Romano Pacífico, da FFCLRP-USP, e Fábio Scorsolini, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, que estudam a obra da autora, também participam de um debate sobre o tema. A coordenação e a expografia são assinadas pela artista visual Yolanda Cipriano.

Lucília Maria Abrahão e Sousa é graduada em Letras e atua como docente na FFCLRP-USP, onde dedica-se a estudar as relações entre psicanálise, sujeito e arte. Nos últimos vinte anos, frequentou os ateliês de pintura com Waldomiro Sant´Anna, de modelo vivo com Ênio Scheff, de pintura em porcelana com Adriana Amaral, de aquarela com Ubirajara Junior e de escultura no Atelier Emergências Poéticas com Guido Catalans. Participou de diversas exposições coletivas e individuais. Em 2023, recebeu o Prêmio Destaque na 48º Semana Cândido Portinari, em Brodowski.

O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina. Mais informações sobre a exposição: iearp@usp.br.