Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Lucia Santaella toma posse na Cátedra Oscar Sala

Lucia Santaella toma posse na Cátedra Oscar Sala

por Mauro Bellesa - publicado 08/04/2021 12:30 - última modificação 19/04/2021 10:00

Lucia Santaella
A semioticista Lucia Santaella

Cátedra Oscar Sala dará posse a seu primeiro ocupante no dia 16 de abril, às 14h30, em cerimônia online com inscrição prévia do público. A escolhida para o posto é a semioticista Lucia Santaella, professora emérita da PUC-SP, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

Segundo o coordenador acadêmico da cátedra, o jornalista e professor Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ao pensar no nome de Santaella, a coordenação da cátedra "sonhou alto, muito alto, e foi recompensada pela generosidade dela em acolher nosso convite, para sorte nossa e das pesquisas desenvolvidas na USP".

Bucci afirmou que é fácil responder o porquê de Santaella ter sido escolhida: "Não queríamos que nosso tema, ligado à Internet e à sua governança, ficasse esgotado nas matrizes técnicas, jurídicas e econômicas, mas se expandisse pelos campos vastos da cultura, da linguagem e das humanidades, em especial das simbioses entre o humano e as tecnologias".

Relacionado

Vídeos de outros
eventos da cátedra

Disciplina

Para ele, "não há ninguém como essa grande professora, grande pesquisadora e grande escritora para dar conta desse desafio interdisciplinar tão ambicioso". Ao falar sobre a posse de Santaella, Bucci fez questão de saudá-la: "Com ela ao nosso lado, liderando nossa cátedra, estamos no melhor dos mundos, mesmo que estejamos vivendo num mundo tão hostil, doente, sufocante e apavorante. Viva o pensamento. Viva Lucia Santaella. Que bom estarmos juntos".

Doutora em teoria literária pela PUC-SP e livre docente em ciências da comunicação pela USP, Santaella realizou diversas pesquisas de pós-doutorado em universidades europeias e latino-americanas. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: comunicação; semiótica cognitiva e computacional; inteligência artificial; estéticas tecnológicas; e filosofia e metodologia da ciência.

Santaella é autora ou coautora de 51 livros, tendo participado da organização de outros 24. Publicou mais de 200 artigos em periódicos acadêmicos no Brasil e no exterior. Nos últimos 20 anos, quatro de seus livros foram agraciados com o Prêmio Jabuti e recebeu os Prêmios Sergio Motta e Luiz Beltrão.

A Cátedra Oscar Sala é uma parceria entre o IEA e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no âmbito de convênio de cooperação firmado entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A finalidade do posto de pesquisa é fomentar, orientar e patrocinar o intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de áreas diversas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas.

Foto: arquivo pessoal de Lucia Santaella