Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Luís Reynaldo Alleoni é designado novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

Luís Reynaldo Alleoni é designado novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

por Beatriz Herminio - publicado 12/04/2022 14:50 - última modificação 26/04/2022 09:09

Alleoni assume a vaga destinada a docente da USP escolhido pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo

Luís AlleoniO engenheiro agrônomo Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, foi designado conselheiro do IEA pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. Ele assumiu a vaga destinada a docente da USP escolhido pelo reitor a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo. Antes dele, ocupava a posição o embaixador Celso Lafer, professor emérito da USP.

Alleoni graduou-se em engenharia agronômica em 1985, na Esalq, e realizou seu mestrado (1992) e doutorado (1996) em Solos e Nutrição de Plantas. No ano 2000, tornou-se livre-docente em Química do Solo na Esalq, com pós-doutorado pela Universidade da Flórida (2005/2006). É professor titular do Departamento de Ciência do Solo e coordenador do Laboratório Multiusuário de Análises Ambientais da faculdade. Também coordena o Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável e é diretor da Fundação Agrisus.

O novo conselheiro foi vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) de 2012 a 2014, chefe do departamento de Ciência do Solo, presidente da Comissão de Atividades Docentes, da Comissão de Convênios e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Esalq. Também atuou como coordenador da Câmara de Cursos de Extensão da USP.

Com experiência na área de química e fertilidade do solo, suas pesquisas são focadas nas alterações químicas do solo em função do manejo e comportamento de elementos potencialmente tóxicos no ambiente. Alleoni atua na área de redação e comunicação científica como editor-chefe da revista Scientia Agricola e é revisor de 20 periódicos nacionais e internacionais.