Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro trata da luta antiamianto, exemplo de mobilização em defesa da saúde do trabalhador

Encontro trata da luta antiamianto, exemplo de mobilização em defesa da saúde do trabalhador

por Mauro Bellesa - publicado 02/03/2020 14:20 - última modificação 25/08/2023 12:49

"Desafios atuais para os movimentos sociais em defesa da saúde dos trabalhadores: o caso da luta antiamianto" é o tema da conferência de Fernanda Giannasi, engenheira civil e de segurança do trabalho, no dia 11 de março, às 14h.

Fernanda Giannasi - 2017
Fernanda Giannasi, pioneira na luta contra a produção e comercialização do amianto no Brasil

Com mais de 30 anos de atuação nacional e internacional na luta antiamianto, a engenheira civil e de segurança do trabalho Fernanda Giannasi fará no dia 11 de março, às 14h, a conferência Desafios Atuais para os Movimentos Sociais em Defesa da Saúde dos Trabalhadores: O Caso da Luta Antiamianto.

Fernanda irá analisar e debater as razões de sucesso e os principais obstáculos dos movimentos sociais que defendem a saúde e o meio ambiente tendo como referência a mobilização contra o amianto.

Organizado pelo Grupo de Estudo Efeitos das Novas Formas de Trabalho na Vida dos Trabalhadores, o evento é gratuito e aberto ao público, mas exige inscrição prévia online. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

De acordo com o coordenador do grupo e moderador do evento, René Mendes, "a luta da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) até o banimento da produção e comercialização do produto decretado pelo Supremo Tribunal Federal, bem como os recentes retrocessos e artimanhas para burlar o banimento, trazem lições preciosas para nossa sociedade e para os movimentos sociais".

Fernanda foi auditora fiscal do trabalho por 30 anos e fundadora da Abrea. Ela coordena a Rede Virtual Cidadã pelo Banimento do Amianto na América latina e é vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Abrastt). Em 2017, foi agraciada na Coréia do Sul com o Prêmio Rachel Lee Jung-Lim, concedido anualmente por várias entidades asiáticas a uma personalidade empenhada no banimento mundial do amianto.


Desafios Atuais para os Movimentos Sociais em Defesa
da Saúde dos Trabalhadores: O Caso da Luta Antiamianto

11 de março, 14h
Local: Sala Alfredo Bosi, IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia online
Haverá transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição para assistir)
Mais informações: com Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento
Foto: Pedro França/Agência Senado/2017