Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário de novo grupo trata de professores do ensino básico público

Seminário de novo grupo trata de professores do ensino básico público

por Mauro Bellesa - publicado 04/08/2017 12:45 - última modificação 10/08/2017 14:29

Seminário "Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?", no dia 21 de agosto, às 9h, dá início as atividades do Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais.

Sala de aulaA qualificação dos professores do ensino básico público e a infraestrutura de que dispõem para sua atuação profissional serão debatidas no seminário inaugural das atividades do Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Desafios Aparentes, Desafios Reais.

O seminário será realizado no dia 21 de agosto, das 9h às 17h, na Antiga Sala do Conselho Universitário, e terá por tema Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas exige inscrição prévia (com um limite de 120 vagas). Para assistir ao seminário ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

Durante a manhã, haverá uma mesa-redonda com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, Bernadete Angelina Gatti, do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho, e da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A tarde será dedicada aos debates e à elaboração colaborativa de respostas aos problemas discutidos na mesa-redonda. Em seguida será apresentada a síntese dos resultados alcançados.

Criado em função de uma das diretrizes do Projeto de Gestão da atual direção do IEA, o novo grupo de estudos destina-se a promover reflexões sobre os problemas estruturais da educação básica pública do país e a fornecer subsídios para o enfrentamento desses entraves. A coordenação é de Nílson José Machado, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e ex-conselheiro do IEA.

O grupo organizará cinco seminários ao longo do segundo semestre de 2017. Além da realidade profissional dos professores, a ser discutida no dia 21 de agosto, o ciclo tratará de outros quatro temas: Qualidade na Educação Básica Pública: O que Realmente Significa Isso?; Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo?; Tecnologias, Educação à Distância, Escola Integral: Em Que Pé Estamos?; e Documentos Oficiais (Currículos, Base Nacional, Planos): Eles Impelem ou Impedem as Ações Educacionais?

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Magistério na Educação Básica Pública: Qual o Perfil? Quais as Condições de Trabalho?
21 de agosto - das 9h às 17h
Antiga Sala do Conselho Universitário, rua da Praça do Relógio, 109, bloco k, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Heloisa Marcondes (heloisa.jesus@usp.br), telefone: (11) 3091-3911
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/magisterio-na-educacao-basica-publica-qual-o-perfil-quais-as-condicoes-de-trabalho