Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A Medalha Fields de Artur Ávila e a escola brasileira de matemática

A Medalha Fields de Artur Ávila e a escola brasileira de matemática

por Mauro Bellesa - publicado 03/10/2014 17:10 - última modificação 12/12/2014 17:01

Encontro no dia 15 de outubro tratará do contexto científico que possibilitou a formação do matemático brasileiro Artur Ávila, um dos ganhadores da Medalha Filds em 2014.
Artur Ávila - Medalha Fields - 2
O matemático Artur Ávila ao receber a Medalha Fields das mãos da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

O matemático Artur Ávila, de 35 anos, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, foi um dos quatro contemplados com a Medalha Fields em 2014, tornando-se o primeiro latino-americano a receber a honraria, considerada o Prêmio Nobel da matemática. Ávila tornou-se assim o detentor da maior honraria científica internacional de qualquer área já concedida a um pesquisador brasileiro.

Relacionado

Para contextualizar historicamente a conquista de Ávila e da matemática brasileira, o IEA e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, com apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, realizam o seminário Artur Ávila, a Medalha Fields e a Escola de Matemática Brasileira no dia 15 de outubro, às 14 horas, na Sala de Eventos do IEA.

O encontro terá três pesquisadores do Impa como expositores: Marcelo Viana, Maurício Peixoto e Welington de Melo. A coordenação será de Edson de Faria (IME). Antes do seminário, das 11 às 12 horas, no IME, Welington de Melo, que foi orientador de doutorado de Ávila, dará uma aula sobre o trabalho do medalhista a graduandos em matemática.

Criada em 1936 e concedida apenas a matemáticos com menos de 40 anos, a Medalha Fields foi entregue aos ganhadores deste ano no dia 13 de agosto, durante o Congresso Internacional de Matemáticos, ocorrido em Seul, Coréia do Sul. A honraria só é atribuída a cada quatro anos, durante os encontros da União Matemática Internacional. O Rio de Janeiro sediará o próximo congresso, em 2018. Será a primeira vez que ele acontecerá num país do hemisfério sul.

A premiação de Ávila é a coroação de uma longa caminhada da matemática brasileira. Embora a conquista deva-se primordialmente aos méritos e brilhantismo individuais do jovem matemático, deve ser creditada também à sua participação num contexto científico que pode ser definido como uma escola brasileira de estudos sobre sistemas dinâmicos, estabelecida primordialmente pelo Impa, instituição que exerce um papel importante no cenário mundial há vários anos e onde Ávila fez sua pós-graduação.

Artur Ávila, a Medalha Fields e a Escola Brasileira de Matemática
15 de outubro, 14 horas
Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela web