Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro reflete sobre a dimensão histórica nas análises socioambientais

Encontro reflete sobre a dimensão histórica nas análises socioambientais

por Mauro Bellesa - publicado 01/09/2017 11:50 - última modificação 19/09/2017 11:29

O "2º Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagem" será realizado no dia 25 de setembro, das 9h30 às 16h, na Sala de Eventos do IEA.

Meio ambiente e dimensão históricaO trabalho dos pesquisadores que tratam do meio ambiente numa perspectiva histórica, em múltiplas abordagens e em interlocução com outros campos do conhecimento será debatido no 2º Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagem, no dia 25 de setembro, das 9h30 às 17h30, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

O evento é aberto ao público e gratuito, mas é preciso efetuar inscrição prévia para acompanhá-lo presencialmente. Assim como no 1º Encontro, realizado em setembro de 2015, a organização é do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

Desafios

De acordo com os organizadores, o meio ambiente adquiriu destaque na produção historiográfica brasileira nas últimas décadas, com a história ambiental se estruturando como linha de reflexão e pesquisa e contribuindo para que o debate sobre as questões ambientais se tornasse mais complexo. "Apesar disso, ainda persistem desafios da integração do conhecimento histórico nas análises socioambientais."

O encontro terá uma mesa-redonda de manhã, a partir das 9h30, e outra à tarde, a partir das 13h30. O tema da manhã será "Conhecimentos Históricos e Ambientais: Possibilidades de Ampliação dos Campos Investigativos", que será debatido por Aline Vieira de Carvalho (Unicamp), Paulo Henrique Martinez (Unesp) e Sílvia Helena Zanirato (USP). À tarde, a discussão será sobre "Estudos Aplicados de História Ambiental: Casos e Descasos da Relação Sociedade e Natureza no Processo Histórico Brasileiro", com a participação de Dominichi Miranda de Sá (Fiocruz), Janes Jorge (Unifesp) e José Jonas Almeida (USP).

Foto: Hotsonne/Pixabay


2º Encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens

25 de setembro - 9h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/ii-encontro-meio-ambiente-e-dimensao-historica