Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio sobre meio ambiente e geomática recebe propostas de trabalhos

Colóquio sobre meio ambiente e geomática recebe propostas de trabalhos

por Flávia Dourado - publicado 11/12/2013 17:50 - última modificação 04/05/2016 14:46

Pesquisadores interessados em fazer comunicações orais ou apresentar pôsteres no evento devem submeter os resumos até o dia 31 de janeiro de 2014.

Sensoreamento remoto - 1O colóquio internacional Meio Ambiente e Geomática — Abordagens Comparadas França-Brasil, que se realiza de 12 a 15 de novembro de 2014 no Campus Villejean da Université Rennes 2, na França, recebe até 31 de janeiro de 2014 resumos de comunicações orais ou pôsteres dos interessados em participar do encontro.

Os trabalhos podem ser redigidos em português ou francês e devem tratar das interfaces entre as tecnologias de aquisição, apresentação e gerenciamento de dados espaciais e a preservação ambiental a partir de uma perspectiva comparativa entre Brasil e França (leia as diretrizes para os resumos). O comitê de avaliação dará prioridade a artigos produzidos em co-autoria por pesquisadores brasileiros e franceses. Os autores dos resumos aceitos serão informados da aprovação em março de 2014.

Temáticas

O encontro se concentrará na aplicação das novas técnicas de sensoriamento remoto e dos instrumentos de análise e gestão do espaço — particularmente os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) — para otimizar a gestão sustentável dos territórios.

De acordo Neli Aparecida de Mello-Théry, coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA, um dos organizadores do colóquio, e Vincent Dubreuil, também integrante do grupo, muitos programas de pesquisa se voltam para as potencialidades dessas novas tecnologias, mas poucos se dedicam a investigar as reais contribuições que tais recursos tecnológicos vêm oferecendo para uma melhor compreensão dos processos físicos e antrópicos implicados nos problemas ambientais de espaços diferentes.

Entre os temas a serem abordados estão: mudanças climáticas e seus impactos; riscos e gemoática; as interações natureza-sociedade na França e no Brasil; dinâmica das paisagens; geomática e modelização ambiental; e desenvolvimento sustentável dos territórios.

Parceria

O colóquio marcará o encerramento do projeto Políticas Públicas e Impactos das Mudanças Climáticas sobre Espaços Frágeis nas Escalas Regional e Local, desenvolvido a partir de uma parceria entre a USP e o Comité Français d'Evaluation de la Coopération Universitáire avec le Brésil (Confecub).

Pelo lado brasileiro, os organizadores do colóquio são o grupo de pesquisa do IEA e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Pelo lado francês, os parceiros são o núcleo misto de pesquisa Littoral, Environnement, Télédétection, Géomatique (LETG), o Grupo de Pesquisa Climate et Occupation du Sol par Télédétection (Costel) — sediado na Université de Rennes 2 e uma das cinco unidades integrantes do LGET — e o Observatoire des Sciences de l'Univers de Rennes (Osur).

Mais informações podem ser obtidas com Cláudia Regina Tavares pelo e-mail clauregi@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-1686 ou ainda na página do colóquio.

Foto: Inpe