Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda em São Carlos comemora centenário de Vilanova Artigas

Mesa-redonda em São Carlos comemora centenário de Vilanova Artigas

por Thais Cardoso - publicado 16/06/2015 10:35 - última modificação 29/09/2015 16:54

Engenheiro-arquiteto, Artigas projetou diversas obras importantes para a arquitetura paulista e redefiniu currículo do curso, ampliando atuação profissional

web_artigas_web.jpgUm revolucionário não apenas para a arquitetura, mas também para o próprio ensino da arquitetura. João Batista Vilanova Artigas, engenheiro-arquiteto conhecido principalmente por projetos como o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e o Estádio do Morumbi, ambos em São Paulo, completaria no dia 23 de junho cem anos.

Para celebrar a data, e ainda dentro das comemorações dos 30 anos do curso de Arquitetura da USP São Carlos e dos cinco anos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, o IAU, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, realiza no dia 17 de junho, quarta-feira, a mesa-redonda “Artigas 100 Anos”.

O evento, que será realizado no anfiteatro Jorge Caron, no campus 1 da USP São Carlos, será mediado pelo professor do IAU Miguel Antônio Buzzar e terá a participação dos professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) João Masao Kamita, da FAU-USP Luiz Antônio Recaman Barros e da Universidade São Judas Tadeu Fernando Guillermo Vásquez Ramos.

Sobre Vilanova Artigas

Embora nascido em Curitiba, Vilanova Artigas teve grande influência na história da arquitetura em São Paulo. Além de projetar obras consideradas referência, ele integrou o grupo que criou, em 1948, a FAU-USP e propôs uma reforma curricular que definia novas possibilidades de prática e atuação profissional aos arquitetos, como o desenho industrial e a programação visual.

O papel social do arquiteto também foi grande objeto de discussão em sua carreira. Exemplo disso foi o projeto do Parque Cecap, em Guarulhos (SP), feito em parceria com os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado. Considerado um marco na arquitetura modernista brasileira e na política pública habitacional, o local valoriza os espaços coletivos, o meio ambiente e os equipamentos públicos importantes para a vida dos moradores.

Ao todo, Artigas deixou cerca de 700 obras e projetos espalhados pelo País, nas cidades de São Paulo, Guarulhos (SP), Jaú (SP), Itanhaém (SP), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Curitiba (PR).

Mesa Redonda Artigas 100 Anos
17 de junho
Anfiteatro Jorge Caron – campus 1 da USP São Carlos, Avenida Trabalhador São-carlense, 400, Bairro Arnold Schmidt, São Carlos (SP)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição