Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda irá discutir relação da gestão municipal com o setor privado

Mesa-redonda irá discutir relação da gestão municipal com o setor privado

por Fernanda Rezende - publicado 04/04/2017 11:55 - última modificação 03/05/2017 08:49

A mesa-redonda "A Venda de São Paulo como Política Pública: a Radicalização da Cidade como Negócio" acontece no dia 8 de maio, das 10h30 às 13h, na Sala de Eventos do IEA.
Banheiro público em São Paulo
Novo modelo de banheiro público em São Paulo, doado pela empresa PeeBox e que tem sua marca estampada na fachada

O Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica, constituído no final do ano passado no IEA, irá promover uma discussão sobre a forma como o atual prefeito da capital paulista, João Dória, vem conduzindo a gestão da cidade, estabelecendo parcerias com o setor privado.

A mesa-redonda A Venda de São Paulo como Política Pública: a Radicalização da Cidade como Negócio acontece no dia 8 de maio, das 10h30 às 13h, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP. O encontro será transmitido ao vivo pelo site do Instituto. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia.

De acordo com Ana Fani Carlos, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), a transformação de São Paulo de uma metrópole industrial para financeira vem acompanhada pelo empresariamento urbano, em que os processos de reprodução econômica e espacial repousam fortemente nos negócios urbanos.

“A ‘venda da cidade’ e o espaço da metrópole como fonte de lucro e espoliação assumem na atual prefeitura de São Paulo sua radicalidade na figura do prefeito como um gestor de ativos a serem mercantilizados no mercado internacional”, argumenta Fani Carlos, que é coordenadora do grupo e uma das conferencistas do encontro.

Ela avalia que as alianças entre o poder político e empresarial aparecem no discurso da gestão empresarial da cidade, deteriorando o sentido do político e a relação do habitante com o espaço cotidiano.

Além de Fani, participarão da mesa-redonda Cibele Rizek, professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, Isabel Pinto Alvarez, também da Geografia da FFLCH, e Vera Pallamin, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo

8 de maio, das 10h30 às 13h
Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Transmissão ao vivo pela internet