Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento lança livro sobre governança e planejamento ambiental da macrometrópole paulista

Evento lança livro sobre governança e planejamento ambiental da macrometrópole paulista

por Mauro Bellesa - publicado 11/07/2019 10:15 - última modificação 16/07/2019 10:43

Roda de conversa "Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista", no dia 16 de julho, às 10h, lança livro homômino, produzido no âmbito do Projeto Temático Fapesp Macro Amb.

Capa do livro "Governança e Planejamento Ambiental"Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista é o tema da roda de conversa que lançará livro homônimo no dia 16 de julho, às 10h, no IEA. Participarão o secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani; o coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos OceanosAlexander Turra; o coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e SociedadePedro Roberto Jacobi; e os organizadores da obra.

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade e do Programa USP Cidades Globais, com apoio do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e do Projeto Temático Fapesp Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista em face da Variabilidade Climática (MacroAmbi).

A roda de conversa é aberta ao público, gratuita e não requer inscrição. Quem não puder participar presencialmente terá a oportunidade de assistir à transmissão ao vivo pela internet (também não requer inscrição).

Livro

Com contribuições de professores e pesquisadores da USP, UFABC, Unicamp, Unesp, Fiocruz e de outras instituições de ensino e pesquisa, o livro "Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista" tem perfil interdisciplinar e é voltado a gestores públicos, tomadores de decisão e especialistas. A obra foi produzida no âmbito do Projeto Temático Fapesp MacroAmb.

Na apresentação o livro, o coordenador do Programa USP Cidades Globais, Marcos Silveira Buckeridge, afirma que o trabalho é "uma contribuição que busca suprir a escassez de diálogo entre ciência e política, com foco nas mudanças climáticas em um contexto subnacional".

"A conjuntura em que vivemos exige uma tomada de decisão cada vez mais centrada no conhecimento científico e na interlocução entre saberes, com objetivo de pensar novas formulações para a governança e o planejamento ambiental das cidades e das metrópoles e suas expansões, como é o caso da macrometrópole paulista", segundo o pesquisador.

Um ambiente assim complexo, "mergulhado em incertezas e com múltiplas conexões entre o meio ambiente e a sociedade, carece de um olhar adaptativo e dinâmico", diz Buckeridge.

"Nesse sentido, o livro acerta em dois movimentos que são complementares; de um lado, contribui para o fortalecimento e a formação de um novo paradigma para as ações adaptativas; por outro, expõe a importância de pensar ações em nível local ou regional em relação a um dos maiores desafios de nossa época: a adaptação às mudanças climáticas."


Governança e Planejamento Ambiental: Adaptação e Políticas Públicas na Macrometrópole Paulista
16 de julho, 10h
Sala Alfredo Bosi, IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e sem necessidade de inscrição - Para assistir ao vivo pela internet também não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento