Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Migração será o tema comum de membros da rede Ubias para 2019

Migração será o tema comum de membros da rede Ubias para 2019

por Victor Matioli - publicado 13/12/2018 17:20 - última modificação 07/01/2019 07:40

migração-venezuelanos

“Migrações” foi o tema escolhido como Tópico do Ano pela rede internacional de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês) para 2019. A definição aconteceu durante a última reunião do Comitê de Direção da rede em Bielefeld, na Alemanha, em novembro. Apesar da definição recente, o tema já havia sido discutido na 5º Conferência de Diretores da rede, realizada na sede do IEA-USP em março deste ano.

O objetivo da escolha de temáticas anuais é incentivar os pesquisadores dos 44 IEAs membros da Ubias a voltar suas atenções para importantes questões globais. A expectativa da rede é que cada um dos institutos desenvolva atividades relacionadas aos recentes fluxos migratórios mundiais em formatos diversos, como criação
de grupos de estudo e de pesquisa, realização de eventos e organização de exibições temáticas.

No documento que justifica a escolha do tema, o Comitê de Direção da rede defende que “a questão migratória não é apenas política e culturalmente oportuna, mas também desafia os métodos de pesquisa social estabelecidos”. Eles acreditam, portanto, que investigações sobre o assunto podem não só iluminar um dos grandes desafios do século 21, como também desenvolver novos métodos para o estudo avançado interdisciplinar de maneira geral.

Migração e mudanças climáticas

Além das crises migratória e de refugiados em curso no mundo, o Comitê de Direção sugere que os pesquisadores se atentem à relação que elas apresentam com as mudanças climáticas. “Estariam dois dos maiores desafios do nosso tempo indelevelmente interligados?”, questionam. Eles ressaltam que existem “evidências crescentes” de que mudanças climáticas e desastres naturais são um componente relevante do fluxo atual de migração.

No documento, o Comitê indica possíveis linhas de pesquisa e questionamentos iniciais: “Como a desertificação, as secas, as inundações e o aumento do nível do mar impactaram o movimento das populações humanas, e o que podemos esperar no futuro próximo?”.

Outro ponto a ser abordado é o impacto que as migrações em massa e o esperado aumento da densidade populacional em áreas urbanas podem causar na saúde pública das regiões receptoras. A questão fica mais evidente, de acordo com o Comitê, quando se leva em consideração que as populações migrantes geralmente representam os componentes mais vulneráveis ​​das sociedades. “Rigorosos estudos teóricos e empíricos da saúde, demografia e ecologia comportamental dos migrantes são, portanto, urgentemente necessários não apenas para fins acadêmicos, mas também para orientar as políticas de saúde para essas populações”, defendem.

Em 2018, o Tópico do Ano foi “Envelhecimento - Vida, Cultura e Civilizações” e, em 2017, “Medo”. O primeiro tema escolhido pela rede Ubias foi “Mídia e Controle de Dados”, em 2016.

Foto: Arquivo/EBC