Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo lança curso online sobre as Missões Jesuíticas no território guarani

Grupo lança curso online sobre as Missões Jesuíticas no território guarani

por Mauro Bellesa - publicado 27/09/2021 16:00 - última modificação 27/09/2021 17:13

Estará aberto a partir de 10 de outubro o período para pré inscrição de interessados em participar do curso online “Missões Jesuíticas no Território Guarani: História”, que estará disponível na plataforma Coursera em 15 de outubro.

Ruínas de São Miguel das Missões
Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Os interessados em acompanhar o curso online “Missões Jesuíticas no Território Guarani: História”, na plataforma Coursera, devem efetuar pré-inscrição a partir do 10 de outubro. O lançamento desse primeiro curso sobre o tema deve ocorrer em 15 de outubro. Trata-se de um Mooc (massive open online course) produzido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, coordenado pela professora sênior do IEA Marina Massimi, uma das expositoras.

Serão dois módulos: “A Proposta das Reduções: Caracterização do Espaço e Atores Envolvidos” e “Jesuítas e Guaranis: Conflitos, Ataques, Êxodos e Guerras nas Reduções”. A duração total dos 19 vídeos é de 5 horas e 12 minutos. O Mooc prevê a leitura de 24 textos de referência e a realização de 16 testes.

De acordo com os organizadores, o curso apresenta uma visão da história das Missões Jesuíticas nos territórios guaranis visando destacar sua importância do ponto de vista da formação da identidade latino-americana e abordando os diferentes aspectos geográficos, sociais, religiosos, políticos e econômicos da experiência.

O processo de implantação das Missões ocorreu do início do século 17 a meados do século 18, envolvendo ampla área geográfica correspondente aos atuais territórios do Paraguai, Argentina (Misiones), Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina), Uruguai e Bolívia. "São eventos históricos que foram muito importantes para a história latino-americana e para o Brasil, mas que são pouco conhecidos e aprofundados em currículos escolares e manuais de história e, de modo geral, fogem ao conhecimento da maioria da população brasileira", afirmam.

Nesse primeiro curso, será abordada uma visão das Missões jesuíticas nos territórios guaranis a partir de uma perspectiva histórica e antropológica. O intuito é propiciar aos alunos:

  • subsídios acerca dos aspectos mais relevantes da formação das Missões jesuíticas, considerando os atores envolvidos, as principais circunstâncias que levaram à criação das Missões nos referidos territórios e os diversos posicionamentos das populações guaranis que os ocupavam;
  • uma análise da experiência social definida pelo termo "Reduções" em suas diversas dimensões: política, econômica, social, religiosa e antropológica;
  • subsídios para a utilização deste conhecimento em sua área de atuação profissional (ensino, gestão de patrimônio, turismo, relações internacionais, pedagogia etc.);
  • instrumentos para possíveis ações de resgate, valorização, preservação do patrimônio histórico material (monumental e documental) e imaterial ligado a tais acontecimentos históricos.
  • subsídios para possíveis ações voltadas à compreensão e valorização das redes de relações existentes entre povos latino-americanos ligados à história das reduções

O primeiro módulo aborda o panorama geral das Reduções jesuíticas na América Latina (Trinta Povos das Missões), apresenta a cronologia histórica do processo de formação das Reduções na América em suas sucessivas gerações e descreve o espaço geográfico das Reduções na América e as relações estabelecidas entre elas na ocupação dos territórios. Também caracteriza os principais atores envolvidos nessa experiência: os jesuítas e os guaranis. Quanto aos jesuítas, apresenta a organização, os objetivos e a expansão missionária da Companhia de Jesus nos séculos 17 e 18 e discute sua inserção no contexto da colonização portuguesa e espanhola e a participação e envolvimento dos jesuítas nas Reduções. Já sobre os guaranis, trata de sua visão de mundo, identidade, organização sociocultural naquele período e das formas pelas quais os indígenas se apropriaram do espaço urbano das Reduções e como ocorreu, nos aldeamentos, o sincretismo cultural. Além disso, o módulo descreve a organização espacial das Reduções, sua estrutura e o ordenamento urbano e identifica elementos arquitetônicos das Missões, interpretando seus significados.

O segundo se refere a conflitos, violências e guerras existentes no contexto das Reduções; aborda o problema da captura e escravidão dos indígenas, relacionado às Bandeiras; descreve a Guerra Guaranítica e suas implicações para os guaranis e jesuítas; trata das estratégias de sobrevivência empregadas diante da destruição da experiência das Missões e a experiência de êxodo e de deslocamentos dos povos indígenas; e descreve o movimento de expulsão dos jesuítas.

Foto: Renato A. Costa