Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Morre a geógrafa Neli Aparecida de Mello-Théry, especialista em políticas ambientais e sustentabilidade

Morre a geógrafa Neli Aparecida de Mello-Théry, especialista em políticas ambientais e sustentabilidade

por Mauro Bellesa - publicado 06/04/2021 14:10 - última modificação 06/04/2021 16:39

Morreu hoje, 6 de abril, em Paris, a geógrafa Neli Aparecida de Mello-Théry, professora da Each-USP e pesquisadora do IEA.

Neli Aparecida de Mello-Théry e Hervé Théry
Neli Aparecida de Mello-Théry ao lado do marido e companheiro de pesquisa Hervé Théry

Morreu hoje em Paris, França, a geógrafa Neli Aparecida de Mello-Théry, aos 65 anos. Além de professora titular da Escola de Artes, Ciência e Humanidades (Each) da USP, da qual foi vice-diretora, Neli era coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA.

Brasileira naturalizada francesa, a geografa desenvolveu intensa atividade em redes e laboratórios de pesquisa no Brasil e na França, tendo realizado diversos seminários com pesquisadores dos dois países no IEA e na Each.

Suas pesquisas tratavam principalmente dos temas: Amazônia; gestão ambiental; dinâmicas territoriais; políticas ambientais e territoriais; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; gestão urbana e ordenamento territorial; e meio ambiente e políticas internacionais.

Em 2002, tornou-se doutora em geografia humana com a tese "Políticas Públicas Territoriais na Amazônia Brasileira: Conflitos entre Conservação Ambiental e Desenvolvimento", defendida na Universidade Paris Nanterre e na USP. Atingiu a livre-docência em 2008 na USP e em 2011 na Universidade de Rennes 2, França, onde também realizou pesquisa de pós-doutorado (2012-2014).

Neli obteve o título de mestre em geografia e prática do desenvolvimento pela Paris Nanterre em 1999. Dois anos antes, tornou-se mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Sua graduação foi em geografia, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Foi professora visitante da Universidade de Rennes 2 (2005) e da Universidade Paris Sorbonne-Nouvelle (2008). Também atuou como pesquisadora na Unesp, na Universidade de Innsbruck, Áustria, e em três instituições francesas: Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina (Iheal).

Entre suas obras estão "Território e Gestão Ambiental na Amazônia: Terras públicas e os Dilemas do Estado (2011), "Políticas Territoriais na Amazônia" (2006) e "Atlas do Brasil - Disparidades e Dinâmicas do Território (2005, 2008, 2018), este em parceria com seu marido, o geógrafo francês Hervé Théry, pesquisador emérito do CNRS e integrante do grupo de pesquisa por ela coordenado.

Autora ou coautora de dezenas de capítulos de livros, Neli publicou individualmente ou em coautoria mais de uma centena de artigos em periódicos acadêmicos, entre os quais o texto "Conservação de Áreas Naturais em São Paulo", publicado na edição 71 (jan./abr. de 2011) da revista "Estudos Avançados".

Neli morreu em decorrência de câncer no intestino identificado há dois anos. Deixa o marido Hervé, os filhos Camila, Bruno e Rafael e cinco netos.

Foto: arquivo pessoal de Neli Aparecida de Mello-Théry