Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Morre a socióloga Anna Peliano, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Pobreza

por Fernanda Rezende - publicado 19/08/2021 14:55 - última modificação 19/08/2021 17:45

Peliano atuou na formulação de diversas políticas públicas de combate à fome e a pobreza.

Anna Maria Peliano
A socióloga Anna Maria Peliano
Morreu nesta quinta-feira, 19 de agosto, a socióloga Anna Maria Medeiros Peliano, coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza do IEA. Ela lutava contra um câncer no olho.

Peliano era uma referência em políticas de combate à fome e a pobreza no país. Em 1985, foi assessora do Ministério da Agricultura, com o então ministro Pedro Simon, para a implantação de Programas de Alimentação Popular. Em 1993, coordenou a elaboração do Mapa da Fome, que subsidiou o trabalho de Herbert de Souza, o Betinho, na Campanha Nacional contra a Fome. No mesmo período, participou como membro da Sociedade Civil no Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar). No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi secretária executiva do Programa Comunidade Solidária, criado por Ruth Cardoso.

Trabalhou em diferentes períodos no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), como técnica de Política e Planejamento e como diretora de Política Social. Também coordenou pesquisas sobre ação das Organizações Não Governamentais na Unicamp e na UnB.

Os membros do grupo de pesquisa do qual ela fazia parte no IEA divulgaram nota de pesar e relembraram a trajetória de Peliano.

Nota de pesar

É com profunda tristeza que o Grupo Nutrição e Pobreza comunica o falecimento, na manhã de hoje, de nossa querida amiga e coordenadora Anna Maria Medeiros Peliano.
Anna protagonizou a história da Segurança Alimentar e Nutricional no país. De presença ativa, engajada, cuidadosa e competente, desenhou uma trajetória profissional que marcou de forma definitiva os avanços na orientação de políticas públicas na área de alimentação e nutrição.
Dentre as inúmeras contribuições que marcaram sua carreira, Anna Peliano trabalhou no IPEA (1975-2013), no Comunidade Solidária (1995-1998), e no Grupo Nutrição e Pobreza/IEA-USP (desde 2005). Neste percurso, contribuiu com a coordenação de inúmeros estudos e pesquisas, na UnB, na UNICAMP, para a Campanha Nacional de Combate à Fome e para fundações e institutos de pesquisa.
Anna Peliano deixa um legado de inegável importância para o campo da Alimentação e da Nutrição, para o qual doou sua inconfundível habilidade para o diálogo comprometido e propositivo.
Neste momento de recolhimento, enviamos nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Grupo Nutrição e Pobreza