Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Morre a geógrafa Bertha Becker, 'A Cientista da Amazônia'

Morre a geógrafa Bertha Becker, 'A Cientista da Amazônia'

por Mauro Bellesa - publicado 15/07/2013 18:15 - última modificação 04/08/2015 10:56

Bertha Becker 1
Bertha Becker (1930-2013) em sua última
participação no IEA, em março de 2011

A geógrafa Bertha Becker morreu no sábado (dia 13) em seu apartamento, no Rio de Janeiro, aos 83 anos. Considerada um dos expoentes da ciência brasileira, a pesquisadora tinha como principal tema de pesquisa a geografia política da Amazônia e do Brasil.

Graduada em geografia e história pela Universidade do Brasil (1952) e Docente Livre-Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1970), Bertha Becker realizou pós-doutorado no Department of Urban Studies and Planning do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA (1986). Era professora emérita UFRJ, onde coordenava o Laboratório de Gestão do Território (Laget), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e doutora "hororis causa" pela Université de Lyon 3, França.

A geógrafa foi agraciada com as medalhas David Livingstone Centenary Medal da American Geographical Society e Carlos Chagas Filho de Mérito Científico da Faperj. Atuou como consultora "ad hoc" de várias instituições científicas e integrou o conselho editorial de publicações nacionais e internacionais. Durante sua carreira, coordenou diversos projetos de pesquisa e participou da elaboração de políticas públicas nos Ministérios de Ciência,Tecnologia e Inovação, da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

A nota de pesar publicada no site da ABC lembra que a grande paixão de Bertha Becker pelo estudo da região amazônica a fez ficar conhecida como "A Cientista da Amazônia". A nota destaca que a geógrafa lançou no dia 18 de junho, em sua casa, o livro "A Urbe Amazônida", "no qual investiga o desenvolvimento e as origens da urbanização amazônica, divagando-as segundo os pensamentos de Jane Jacobs e Peter Taylor. Desse modo, é feita uma análise sobre o surgimento das cidades como dispositivo impulsionador do crescimento econômico, bem como a relação entre as cidades surgentes e as regiões centrais". Outra iniciativa recente da professora foi o projeto de um blog para compartilhar suas obras, pensamentos e reflexões.

No IEA, Bertha Becker participou de vários eventos sobre a Amazônia. Sua última contribuição como debatedora no evento "Gestão da Amazônia", em 11 de março de 2011. Na revista "Estudos Avançados", a geógrafa publicou o artigo Geopolítica da Amazônia na edição 53 (jan.-abr./2005).

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP