Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Morre o físico nuclear Mahir Saleh Hussein

Morre o físico nuclear Mahir Saleh Hussein

por Mauro Bellesa - publicado 17/05/2019 09:45 - última modificação 20/05/2019 09:49

O físico nuclear Mahir Saleh Hussein, professor sênior do IEA e titular do Instituto de Física da USP, morreu no dia 16 de maio, aos 74 anos.

Mahir Saleh Hussein - 2019
Mahir Saleh Hussein no IEA em abril, durante workshop internacional organizado por ele

O físico nuclear Mahir Saleh Hussein morreu ontem, dia 16, aos 74 anos, vítima de insuficiência renal decorrente de câncer. Considerado um dos principais físicos do país, ele era professor titular aposentado do Instituto de Física (IF) da USP e professor sênior do IEA, onde coordenava o Grupo de Pesquisa Astrofísica Nuclear Não Convencional.

Relacionado

Notícia

6th IEA International IEA Workshop: Physics of Cold Atam Gases: Ordered and Caotic Aspects

Midiateca

Vídeo 1Fotos

Leia outras notícias sobre Mahir Saleh Hussein e astrofísica nuclear

O corpo está sendo velado hoje, dia 17, na Sala 5 do Cemitério da Paz (rua Luiz Migliano, 644, Morumbi, São Paulo). O enterro, no mesmo cemitério, será às 17h.

Nascido em Bagdá, Iraque, Hussein graduou-se em física pela Universidade de Bagdá em 1965. Doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, em 1971, no mesmo ano iniciou sua carreira no IF-USP. Em 1977 obteve o título de livre-docente e em 1987 assumiu o cargo de professor titular, no qual se aposentou em 2007. Nos últimos anos era também professor adjunto da Universidade do Estado de Michigan, EUA, e assessor da Fapesp. Também assessorou o CNPq, onde era bolsista de produtividade.

As pesquisas de Hussein situavam-se principalmente nos campos de teoria de reações, condensado Bose-Einstein, caos quântico e sistemas dinâmicos. Publicou mais que 320 artigos e recebeu mais de 6.100 citações. Colaborou com mais de 300 pesquisadores durante os últimos 40 anos, e organizou inúmeros eventos científicos nacionais e internacionais. Era titular de duas patentes.

O físico foi pesquisador principal em vários projetos binacionais e professor visitante e professor da Universidade de Wisconsin, MIT e Universidade de Harvard. Em 1987, foi premiado pelo J.S. Guggenheim Fellowship e no período 2007 e 2008 foi Martin Gutzwiller Fellow do Instituto Max Planck de Física de Sistemas Complexos, na Alemanha.

Sua última contribuição com o IEA foi a realização de 15 a 18 de abril do workshop internacional Física de Gases de Átomo Frio: Aspectos Ordenados e Caóticos, sexto encontro anual consecutivo organizado e coordenado por Hussein.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP