Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mostra de aquarelas aborda reparação a negros e pardos brasileiros

Mostra de aquarelas aborda reparação a negros e pardos brasileiros

por Thais Cardoso - publicado 09/11/2023 13:03 - última modificação 09/11/2023 13:03

Obras são da artista Silvia Maria do Espírito Santo e ficam expostas no Espaço Cultural do IEA-RP até 6 de dezembro

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 22 de novembro e 6 de dezembro a exposição “Reparação?”, da artista Silvia Maria do Espírito Santo. A abertura, no dia 22, começa às 17h.

A mostra reúne 50 aquarelas produzidas durante a pandemia de covid-19 e em 2023 que apresentam imagens referenciais da sociedade de classes, do mundo do trabalho escravo, das influências de pensadores brasileiros e artistas na formação do pensamento crítico. Segundo a artista, o título “Reparação?” permite e assegura, vivamente, a manutenção das questões em torno das políticas governamentais sobre o que é possível ser reparado em relação aos negros e pardos brasileiros.

“As aquarelas são decorrentes da compreensão da imagem fotográfica documental e artística, siamesas na intencionalidade de quem a produz e as observa. Constituem-se na brasilidade da consagração das expressões gestuais da leveza da imagem recriada, criada e que se associaram na opção pela aquarela como expressão artística”, explica.

Silvia Maria do Espírito Santo é artista e docente do Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Em sua atuação, procura estabelecer um diálogo entre a pesquisa, a docência e dar sentidos mediadores das reflexões sobre a escravidão, sociedade brasileira e linguagens visuais. Aquarelista e socióloga, em suas obras dedica-se às temáticas da escravidão, paisagens marítimas, fauna e flora brasileiras, abstratos e figurativos.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina. Mais informações: iearp@usp.br.