Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mudanças climáticas: os interesses de Brasil, China, Índia e África do Sul

Mudanças climáticas: os interesses de Brasil, China, Índia e África do Sul

por Mauro Bellesa - publicado 16/06/2006 00:00 - última modificação 03/08/2018 17:01

Meta de projeto é fortalecer a capacitação institucional dos cinco países para a produção de análises sobre as ações possíveis em relação às alterações do clima.

basicproject.jpgDe 7 a 9 de agosto, será realizado o "Workshop Brasileiro da Primeira Fase do Projeto Basic". A principal meta do projeto é fortalecer a capacitação institucional de Brasil, África do Sul, China e Índia para a produção de análises que determinem que ações sobre mudança de clima são mais adequadas às particularidades, interesses e prioridades de cada um desses países. Os dois primeiro dias do encontro serão restritos a especialistas convidados. No dia 9, a programação é aberta ao público (leia abaixo).

Os quatro países foram escolhidos pelos idealizadores do Basic (www.basic-project.net) em razão de sua importância em termos ambientais, econômicos, sociais e políticos. Iniciado em janeiro de 2005 e com duração inicial prevista de dois anos, o Basic já realizou os workshops da África do Sul, Índia e China.

farhanayamin1.jpg
Farhana Yamin, diretora do projeto: 'Objetivo é fortalecer a capacitação institucional sobre mudanças climáticas'
Farhana Yamin,diretora do
projeto: "Objetivo é fortalecer
a capacitação institucional
sobre mudanças climáticas"

De acordo com Farhana Yamin, pesquisadora do Institute for Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex e diretora do Basic, "espera-se que o projeto leve ao estabelecimento de um esforço cooperativo de longo prazo entre os quatro países em apoio às suas necessidades de capacitação sobre o assunto".

A pauta do workshop brasileiro inclui: produção de um documento explicativo sobre as principais propostas para o pós-2012 (data estabelecida pelo Protocolo de Kyoto para que sejam atingidas as metas de redução de emissão de CO2) defendidas pelos participantes mais influentes na negociação; apresentações sobre o que está ocorrendo na Índia, China, África do Sul, EUA e União Européia; elaboração de documento que defina idéias concretas para um novo protocolo; propiciar a construção de um fórum para diálogo entre os países integrantes do projeto e entre especialistas brasileiros e do exterior.

O principal financiador da iniciativa é Environment Directorate General da Comissão Européia. As equipes dos quatro países são apoiadas no trabalho pelo IDS, World Resources Institute, Ecofys e outras organizações internacionais especializadas em mudanças climáticas.

No Brasil, a instituiçao associada é o IEA, que tem três de seus integrantes participando do projeto: Luiz Gylvan Meira Filho, pesquisador visitante do Instituto; José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e professor honorário do IEA; e Jacques Marcovitch, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e colaborador do Instituto.

EVENTO PÚBLICO

A programação aberta ao público, no dia 9, acontece das 8h30 às 16h30, no Auditório do Prédio FEA 5, térreo, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. O evento será em inglês, com tradução simultânea.

Participam das sessões públicas especialistas do Brasil, China, Índia, África do Sul, EUA e União Européia. Entre eles estão: José Goldemberg, Fábio Feldman, Eduardo Krieger, Carlos Henrique de Brito Cruz, Jacques Marcovitch, Farhana Yamin, Artur Runge-Metzger, Jiahua Pan, Amit Garg, Shirley Moroka e Jonathan Pershing.

PROGRAMA DO DIA 9 DE AGOSTO

8h30 — 9h
Credenciamento

9h — 10h15
Sessão Inaugural
Presidência de João Steiner, diretor do IEA
• José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
• Fábio Feldman, secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade
• Farhana Yamin, diretora do Projeto Basic
• Paul Cornow, coordenador do Projeto Basic
• Artur Runge-Metzger, da Comissão Européia
• Suely Vilela, reitora da USP

10h15 — 10h30
Intervalo

10h30 — 12h30
Sessão I — Elements for the Evolution of the International Climate Regime
Presidência de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp

• The Scientific Case for Action — Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências
• The Business Case for Action — Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobras
• Concrete Elements of the Future Regime — José Goldemberg, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
• Debates

12h30 — 13h30
Intervalo

13h30 — 16h30
Sessão II — What's Happening in Basic and Other Countries on Climate Change?
Presidência de Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
• Jiahua Pan, China
• Amit Garg e Anand Patwardhan, Índia
• Shirley Moroka e Harald Winkler, África do Sul
• Jonathan Pershing, EUA
• Artur Runge-Metzger, União Européia
• Debates
• Conclusões e Encerramento

Foto: IISD/Canadá