Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mudanças no consumo de medicamentos da década de 30 serão comentadas por pesquisadores

Mudanças no consumo de medicamentos da década de 30 serão comentadas por pesquisadores

por Vinícius Sayão - publicado 26/02/2018 17:50 - última modificação 16/03/2018 17:30

Gabriel Kenzo Rodrigues, pesquisador na área de História da Ciência, comentará as alterações no modo de produção industrial e as reconfigurações urbanas que proporcionaram um novo modelo de cura na área da saúde

Medicamento anos 30A produção e o consumo de medicamentos são afetadas pelas transformações políticas, sociais e, principalmente, tecnológicas. No próximo dia 26 de março, às 11h30, o IEA sediará um debate acerca das transformações no consumo de medicamentos, sobretudo durante a década de 1930 em São Paulo. Com transmissão ao vivo pela internet, o evento Não há Cura sem Anúncio: Ciência, Medicina e Propaganda em São Paulo (1930-1939), que acontece na Sala Alfredo Bosi, requer inscrição prévia para quem deseja assisti-lo presencialmente.

Na década de 30, as alterações no modo de produção industrial e as reconfigurações urbanas proporcionaram um novo modelo de cura na área da saúde, influenciado também pelo aumento da produtividade e dos avanços científicos, que melhoraram drasticamente a eficácia dos medicamentos.

A conferência será do mestre em História Social e pesquisador na área de História da Ciência, Gabriel Kenzo Rodrigues, com moderação de Gildo Magalhães, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA, que organiza o evento.

“A publicidade popular farmacêutica, além de anunciar o fim da era dos boticários e medicamentos magistrais, espelha o cotidiano da sociedade da época, demonstrando como o consumo de medicamentos se infiltra capilarmente em questões como força de trabalho, inserção social e questões de gênero”, explicam os organizadores.


 

Não há Cura sem Anúncio: Ciência, Medicina e Propaganda em São Paulo (1930-1939)
26 de março, às 11h30
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrições via formulário
Mais informações: Claudia Regina (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento