Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mulheres e crime é tema do quarto simpósio do Projeto SuCCESS

Mulheres e crime é tema do quarto simpósio do Projeto SuCCESS

por Thais Cardoso - publicado 03/05/2023 11:08 - última modificação 03/05/2023 11:08

Evento é realizado em parceria com o IEA-RP e terá palestrantes do Brasil, de Portugal e da Espanha

O Projeto SuCCESS e a Rede Euro-Sul-Americana de Criminologia promovem no dia 12 de maio, às 10h (horário de Brasília), o 4º Simpósio SuCCESS – Pesquisa em Temas Criminológicos. O evento, que será realizado exclusivamente on-line e vai abordar o tema “Mulheres e Crime”, tem a parceria do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto e do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário disponibilizado durante o evento nos chats das ferramentas.

Os palestrantes serão as professoras da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadoras do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) Roseane Lisboa e Ludmila Ribeiro; a professora da Universidade do Minho e pesquisadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), Manuela Ivone Paredes Pereira da Cunha; a decana da Facultad de Enfermería de Albacete, da Universidad de Castilla-La Mancha, Raquel Bartolomé; e a professora da Universidade Católica Portuguesa e pesquisadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano e Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, Raquel Maria Navais de Carvalho Matos.

Em suas apresentações, elas vão abordar temas como o trabalho feminino na prisão, os efeitos do encarceramento feminino na dinâmica familiar, os comércios de margem, e também vão apresentar dados de um estudo empírico realizado em Portugal sobre mulheres, crime e reclusão.

A moderação será da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Ruth Estêvão.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.