Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Universidade, empresas e governo discutem nanotecnologia no Brasil

Universidade, empresas e governo discutem nanotecnologia no Brasil

por Fernanda Rezende - publicado 02/05/2016 14:20 - última modificação 11/05/2016 17:27

Tema será abordado em Strategic Workshop da PRP-USP, que acontece no dia 12 de maio, a partir das 9h50, no IEA.

NanotecnologiaA nanotecnologia será o tema do próximo Strategic Workshops da USP, série de eventos organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). O encontro Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório acontece no dia 12 de maio, das 9h50 às 17h20, na Sala Ruy Leme da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A coordenação é de Adalberto Fazzio, do Instituto de Física da USP, e de Sergio Akira Uyemura, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus de Ribeirão Preto da USP.

Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição. Quem não puder comparecer, pode acompanhar a discussão ao vivo pela internet (sem inscrição).

Segundo os organizadores, a intensa pesquisa utilizando a plataforma nanotecnológica está intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social do país. De caráter multidisciplinar, a nanotecnologia integra diversas áreas do conhecimento – como a física, química, biologia, as engenharias, a medicina e as humanidades – e diferentes setores – academia, empresas e órgãos governamentais. Este workshop sobre o tema acompanha essa diversidade e reúne representantes de universidades, além da USP, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do setor farmacêutico, dentre outros.

Veja a programação completa:

Abertura

José E. Krieger (Pró-reitor de Pesquisa da USP), Paulo Saldiva (Diretor do Instituo de Estudos Avançados da USP), Marcos Buckeridge (Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Adalberto Fazzio (USP e UFABC)

Bloco 1: CENÁRIO DA NANOTECNOLOGIA NO BRASIL*

Mediador: José E. Krieger (PRP)

Exposição: Henrique Toma (USP), Eron Bezerra (SETEC/MCTI), Flávio Plentz (UFMG) e Roberto Torresi (USP)

Intervalo

Bloco 2: NANOTECNOLOGIA COMO PLATAFORMA PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA*

Mediador: Adalberto Fazzio (USP e UFABC)

Exposição: Roberto Faria (USP), Oswaldo Alves (UNICAMP), Dante Alário (BIOLAB) e Leandro Antunes Berti (CERTI-API.nano)

Bloco 3: O MARCO REGULATÓRIO EM NANOTECNOLOGIA*

Mediador: Sergio Akira Uyemura (PRP)

Exposição: Sylvia Guterres (UFRGS), Jose Mauro Granjeiro (INMETRO) e Valtencir Zucolotto (USP)

Concluding remarks: Adalberto Fazzio (UFABC)

* Cada expositor terá 15 minutos e cada bloco contará com um debate de 40 minutos após as apresentações.

Nanotecnologia: Cenário Atual, Inovação e Marco Regulatório
12 de maio, das 9h50 às 17h20
Sala Ruy Leme da FEA-USP, Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com inscrição