Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ex-prefeito e ex-secretários de São Paulo debatem planejamento de cidades com base em experiências

por Victor Matioli - publicado 04/04/2019 11:25 - última modificação 15/04/2019 16:34

Será o primeiro seminário do ciclo Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais, organizado pelo grupo. O evento acontecerá no dia 16 de abril, das 8h30 às 12h30.

Escola da metrópoleO Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola da Metrópole, agora sediado no IEA, promoverá encontro para analisar a construção de instrumentos de planejamento que garantam uma governança democrática e participativa nas cidades. O seminário Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais será o primeiro do ciclo Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais, organizado pelo grupo.

O evento acontecerá no dia 16 de abril, das 8h30 às 12h30. Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia. Haverá também transmissão ao vivo pelo site do IEA, para a qual não é necessário se inscrever.

O plano, segundo os organizadores, é discutir os marcos regulatórios, a experiência do Plano Diretor de São Paulo — a partir da análise de seus protagonistas — e aprofundar a busca de inovações urbanas que deem suporte a uma gestão inclusiva. Participarão da mesa João Sette Whitaker, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e coordenador do NAP, Omar Pereyra, professor da Pontificia Universidad Católica Del Perú (PUCP), Luís Fernando Massonetto, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Fernando Haddad, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e ex-prefeito de São Paulo, Ermínia Maricato, professora da FAU-USP, e Fernando de Mello Franco, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O NAP Escola da Metrópole é um observatório das grandes cidades, uma plataforma multidisciplinar que surgiu a partir da experiência prática vivida por vários de seus pesquisadores na governança da capital paulista. O objetivo do grupo é fomentar o desenvolvimento de instrumentos e metodologias inovadoras de gestão urbana e desenvolver cidades mais sustentáveis, democráticas e socialmente justas.

Foto: Flávio Jota de Paula/Flickr

16 de abril, das 8h30 às 12h30
Auditório do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet