Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / NAP sobre inovação será lançado nesta segunda-feira, dia 9

NAP sobre inovação será lançado nesta segunda-feira, dia 9

por Flávia Dourado - publicado 30/04/2011 00:00 - última modificação 27/08/2013 15:54

Com caráter multi e transdisciplinar, projeto integra diferentes áreas de conhecimento, competências e habilidades.

novologoobservatorio300px.jpgO Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA teve seu projeto de criação de um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) dedicado ao tema aprovado em seleção realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, em processo que envolveu pareceres de pesquisadores do Brasil e do Exterior. No dia 9 de maio (segunda-feira), às 14h, o NAP-OIC será lançado em evento no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Com caráter multi e transdisciplinar, o projeto integra diferentes áreas de conhecimento, competências e habilidades. Participam do NAP-OIC cinco departamentos da USP — Engenharia de Produção, da Poli; Sociologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLC); Economia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP); Medicina Social, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP); e Direito Econômico-Financeiro, da Faculdade de Direito (FD) —, além das seguintes instituições externas à USP: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro Universitário da FEI, Universidade Federal do ABC (UFABC), Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O NAP-OIC conta ainda com uma rede internacional de relacionamentos.

O projeto de pesquisa do NAP-OIC já começou a fase de pré-desenvolvimento. O trabalho envolve a criação de um índice de desenvolvimento da engenharia no Brasil, para subsidiar análises sobre o status, a evolução e a difusão da engenharia e da inovação no Brasil, de forma tal que possibilite comparações setoriais, regionais e internacionais. Esse índice deve ser parte de índice futuro amplo sobre inovação e economia do conhecimento.