Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Néstor García Canclini será titular da Cátedra Olavo Setubal por mais 6 meses

Néstor García Canclini será titular da Cátedra Olavo Setubal por mais 6 meses

por Mauro Bellesa - publicado 19/10/2021 12:55 - última modificação 25/10/2021 10:01

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência renovou por mais seis meses a titularidade do antropólogo cultural Néstor García Canclini, que desenvolve desde setembro de 2020 o projeto

Néstor García Canclini - posse - 6/10/2020 - pequena
Néstor García Canclini durante seu discuro de posse na cátedra em 6 de outubro de 2020

O Comitê de Governança da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Ciência e Cultura (parceria entre o IEA o Itaú Cultural) estendeu por mais seis meses o período de titularidade do antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini.

Canclini iniciou o projeto de pesquisa "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais" em setembro de 2020, com previsão inicial de término em agosto deste ano. Com a prorrogação, ele atuará na cátedra até o final de fevereiro.

Relacionado

Caderno 2

"Emergências Culturais na América Latina: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil"

Caderno 1
"A Institucionalização da Cultura e as Mudanças Socioculturais"

sobre a cátedra

De acordo com a coordenadora executiva da cátedra, Liliana Sousa e Silva, a renovação do período de titularidade foi motivada tanto pelas limitações impostas pela pandemia - "que repercutiram diretamente nas ações propostas, seja em termos operacionais, seja na necessária reconceituação do escopo da investigação" -, quanto pela própria natureza do programa proposto, que tem por base o desenvolvimento de uma pesquisa com perspectiva binacional e com dois pesquisadores de pós-doutorado (Sharine Melo e Juan Brizuela).

"Há várias ações relativas ao programa que ainda estão em desenvolvimento e que precisam de um prazo maior para serem finalizadas."

O projeto desenvolvido por Canclini na cátedra está associado a seu principal tema de pesquisa na atualidade: as relações entre estética, arte, antropologia, estratégias criativas e redes culturais dos jovens. A mundialização e as mudanças culturais na América Latina são o ponto central do trabalho, modulado pela análise das mesclas de culturas, etnias, referências midiáticas, populares e tradicionais.

Pesquisador emérito do Sistema Nacional de Investigadores do México, onde está radicado desde 1976, Canclini é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana (unidade Iztapalapa,) na Cidade do México.

Canclini é doutor em filosofia pela Universidade de La Plata, Argentina, e pela Universidade Paris Nanterre, França. Já lecionou em universidades dos Estados Unidos, Espanha, Argentina e na USP.

Ele é o formulador do conceito de hibridação, exposto no livro “Culturas Híbridas: Estrategias para Entrar y Salir de la Modernidad” (1990), obra agraciada em 1992 com menção honrosa do Prêmio Ibero-Americano Book Award da Latin American Studies Association. Em 2014, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências e Artes do México.

Foto: Samambaia Filmes