Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reitor nomeia Nina Ranieri para o Conselho Deliberativo do IEA

Reitor nomeia Nina Ranieri para o Conselho Deliberativo do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 15/03/2022 13:35 - última modificação 06/04/2022 14:05

A professora Nina Beatriz Stocco Ranieri, do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito (FD) da USP, é a nova integrante do Conselho Deliberativo (CD) do IEA, na vaga que era ocupada pelo professor José Roberto Castilho Piqueira, da Escola Politécnica.

Nina Ranieri
A especialista em direito educacional Nina Ranieri

A professora Nina Beatriz Stocco Ranieri, do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito (FD) da USP, foi nomeada no final de fevereiro pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para integrar o Conselho Deliberativo (CD) do IEA por dois anos.

Ela assumiu a vaga ocupada até dezembro de 2021 pelo professor José Roberto Castilho Piqueira, da Escola Politécnica. A vaga é exclusiva para docente da USP em exercício ou aposentado designado pelo reitor.

Ranieri já participou de diversas atividades do Instituto e no momento faz parte do Núcleo de Políticas Públicas (NUPPs), núcleo de apoio à pesquisa sediado no IEA. Em breve o IEA lançará o ebook “Liberdade Acadêmica: Aspectos Jurídicos em Perspectiva Comparada”, organizado por ela e por sua colega de departamento Angela Limongi Alves.

Livre-docente e doutora pela FD-USP, Ranieri graduou-se em direito pela PUC-SP, onde tornou-se mestre. Seus trabalhos têm como ênfase a teoria geral do Estado e o direito educacional. Seus principais temas de pesquisa são evolução do Estado contemporâneo, federalismo e educação, ensino superior e autonomia universitária.

Na FD-USP, Ranieri é também coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação. Entre suas outras atividades estão a participação em diversos conselhos consultivos e editoriais no Brasil e no exterior, no Movimento Todos pela Educação e nos seminários doutorais de direito público da Universidade Jean Moulin, Lyon 3, França.

Ela é autora de 11 livros e coorganizadora de três. Publicou mais de 70 artigos em publicações especializadas. Além do ebook "Liberdade Acadêmica", outros de seus livros mais recentes são "Teoria do Estado: Do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito" (2019), "Autonomia Universitária - As Universidades Públicas e a Constituição Federal de 1988" (2013) e, como organizadora (também em parceria Angela Limongi Alves), "Direito à Educação e Direitos na Eeducação em Perspectiva Interdisciplinar" (2018).

Foto: Leonor Calasans/IEA