Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / No IEA, Drugowich e Muzy discutem autonomia universitária

No IEA, Drugowich e Muzy discutem autonomia universitária

por Fernanda Rezende - publicado 23/07/2018 15:45 - última modificação 25/07/2018 15:05

Tema foi aprofundado em livro recém-lançado pela dupla de físicos.
Capa do Livro Os desafios da autonomia universitária
Capa do livro publicado recentemente por Muzy e Drugowich

Paulo de Tarso Muzy e José Roberto Drugowich, autores do livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP", lançado em junho, serão os expositores de um encontro no IEA que discutirá o mesmo tema. No dia 6 de agosto, às 14h30, a apresentação será comentada por André Fleur, da Escola Politécnica (EP) da USP, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp, Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do IEA e professor da EP e da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, e Marcelo Knobel, reitor da Unicamp. A coordenação é de Elizabeth Balbachevsky, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs), também da USP. Haverá transmissão ao vivo pela web, mas para participar presencialmente é necessário realizar inscrição prévia. O evento é uma realização do IEA e do NUPPs.

Muzy, ex-secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e ex-presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), e Drugowich, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, defendem que, para criar um modelo organizacional para a universidade pública paulista adequado aos desafios do século 21, é preciso também fazer uma reflexão sobre o decreto (de número 29.598) que implementou a autonomia da instituição em 1989, e o contexto em que este entrou em vigor.

Segundo eles, uma questão recorrente em manifestações de alguns estudiosos e de integrantes do meio empresarial e da sociedade civil é o suposto confronto entre uma burocracia acadêmica pública e suas pautas corporativas, que mantêm as universidades de pesquisa brasileiras ancoradas a padrões “estatais”, e os modelos mais flexíveis vigentes em congêneres internacionais de destaque, algumas das quais, privadas. “O exercício pleno das possibilidades da autonomia universitária poderia ajudar a construir uma resposta mais competente a essa questão, que seja adequada ao nosso contexto?”, questionam.

No caso da USP, avaliam, o crescimento das despesas exigiu que fosse criada uma agenda de reformas para garantir a autonomia. “Embora a Universidade tenha considerado quase sempre o aspecto financeiro do decreto de 1989, ele pode ser, ainda, uma referência para que a instituição modifique sua gestão”.

Assim como na obra, neste seminário os autores abordarão tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas, todos tratados em profundidade na publicação.

Livro

Para escrever a publicação, os autores fizeram um extenso levantamento bibliográfico para reconstruir essa história em 350 páginas. Desde textos da imprensa, documentos, autores que explicam o conceito de autonomia universitária e entrevistas.

Entre os entrevistados estão os professores José Goldemberg, ex-reitor da USP e atual presidente da Fapesp; Arthur Roquete de Macedo, ex-reitor da Unesp; Erney Plessmann de Camargo, ex-pró-reitor de Pesquisa da USP e ex-presidente do CNPq, a quem o livro é dedicado; Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP; Hugo Armelin, ex-pró-reitor de Pesquisa da USP; e José Arthur Giannotti, Professor Emérito da USP. Com informações do Jornal da USP: leia mais

Os Desafios da Autonomia Universitária
6 de agosto, 14h30
Auditório IEA - Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo