Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / No IEA, Miguel Bucalem comenta projetos de desenvolvimento urbano da Prefeitura

No IEA, Miguel Bucalem comenta projetos de desenvolvimento urbano da Prefeitura

por Vinícius Sayão - publicado 22/11/2017 13:55 - última modificação 24/11/2017 15:31

O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, será o convidado do Programa USP Cidades Globais para falar sobre os projetos e iniciativas de planejamento e desenvolvimento urbano em que ele esteve envolvido na Prefeitura Municipal de São Paulo

Miguel Luiz Bucalem - Perfil
Miguel Bucalem

No dia 30 de novembro, às 14h30, Miguel Bucalem, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, será o convidado do Programa USP Cidades Globais para falar sobre os projetos e iniciativas de planejamento e desenvolvimento urbano em que ele esteve envolvido na Prefeitura Municipal de São Paulo. Um dos focos da apresentação, que acontece na Sala de Eventos do IEA, será no planejamento estratégico de longo prazo das cidades. Para participar, é necessária inscrição prévia.

Enquanto secretário de Desenvolvimento Urbano, cargo que ocupou entre 2009 e 2012, Bucalem liderou a formulação do projeto SP 2040, plano estratégico de longo prazo para a cidade de São Paulo até o ano de 2040, feito pela prefeitura em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). O projeto norteia as políticas públicas em cinco grandes áreas: oportunidade de negócios; desenvolvimento econômico sustentável; mobilidade e acessibilidade; equilíbrio social e melhoria ambiental. Uma das principais ideias do projeto é promover a troca do carro pela bicicleta, melhorando a mobilidade urbana.

Além de secretário, Bucalem também foi chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento, em 2007 e 2008, e presidente da empresa municipal São Paulo Urbanismo desde sua criação, em 2010, até 2012. É professor titular da Poli-USP desde 1997, onde atua como professor, pesquisador e consultor em Engenharia de Estruturas e em Modelagem Matemática e Computacional de Sólidos e Estruturas.

Projetos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano no Contexto Brasileiro
30 de novembro, às 14h30
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet