Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário debate nova Lei da Inovação

Seminário debate nova Lei da Inovação

por Mauro Bellesa - publicado 18/03/2016 09:15 - última modificação 06/04/2016 14:39

O seminário "A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas" acontece no dia 4 de abril, das 9h30 às 12h, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Lei nº 13.243/16, que entrou em vigor no dia 12 de janeiro, será debatida no seminário A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas, no dia 4 de abril, das 9h30 às 12h, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por e-mail (sedini@usp.br). A discussão será transmitida ao vivo pelo site do IEA e não há necessidade de inscrição para acompanhar online.

Sibá Machado
Deputado Sibá Machado, relator do projeto que deu origem à Lei nº 13.243

O seminário analisará os principais aspectos da nova lei, explorará as perspectivas dos principais agentes da inovação e delineará as ações que devem ser empreendidas para fazer com que a lei se torne efetiva.

A exposição central será feita pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC), relator do projeto que deu origem à lei. O encontro será aberto pelo diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabiblidade (FEA), Adalberto Américo Fischmann, e terá os seguintes debatedores:

• José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da USP (visão institucional);
  • Helena Nader, presidente da SBPC (perspectiva da comunidade científica);
  • Paulo Mól, superintende nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e articulador da  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) (perspectiva da comunidade empresarial);
  • Maria Paula Dallari Bucci, superintendente jurídica da USP (iniciativas para efetivação).

Avanços

Há pouco mais de um ano as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgaram a Emenda Constitucional nº 85, que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. A emenda lastreou a tramitação final de projeto de lei apresentado por vários parlamentares em 2011 e que resultou na Lei nº 13.243, sancionada no dia 11 de janeiro pela presidente Dilma Rousseff.

A nova lei dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, bem como altera diversos dispositivos legais vigentes, em particular a Lei n º 10.973/2004, conhecida como a Lei da Inovação.

Segundo o professor Guilherme Ary Plonski, que organiza o seminário, esses avanços na legislação são fruto de uma construção "trabalhosa e tensa", à qual se dedicaram numerosas entidades acadêmicas, empresariais e governamentais ao longo de cinco anos. Ele considera "particularmente auspicioso o fato de esse trabalho ter conseguido chegar a termo mesmo no presente contexto nacional delicado”.

Com abertura pelo reitor da USP, Marco Antônio Zago, o evento é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, o IEA, o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP, sediado na FEA-USP, e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC), com sede no IEA.

9h30 - Recepção

9h45 - Abertura: Joaquim José Martins Guilhoto (vice-diretor da FEA-USP) e Marco Antônio Zago (reitor da USP)

10h - Exposição deputado federal Sibá Machado (PT-AC)

10h40 - Comentários dos convidados (10 min cada):

• Helena Nader, presidente da SBPC (perspectiva da comunidade científica);
  • Paulo Mol, superintende nacional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e articulador da  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) (perspectiva da comunidade empresarial);
  • Maria Paula Dallari Bucci, superintendente jurídica da USP (iniciativas para efetivação);
  • José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da USP (visão institucional).

11h20 - Debate

12h30 - Encerramento

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Nova Lei da Inovação: Expectativas, Perspectivas e Iniciativas
4 da abril, das 9h30 às 12h
Sala da Congregação da FEA-USP, Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela internet
Informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.