Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Alfredo Bosi passa o cargo de editor da "Estudos Avançados" para Sergio Adorno

Alfredo Bosi passa o cargo de editor da "Estudos Avançados" para Sergio Adorno

por Fernanda Rezende - publicado 10/10/2019 14:50 - última modificação 09/12/2019 16:01

Professor de literatura e crítico literário, Bosi assumiu a publicação no início de 1989 e ajudou a torná-la uma das revistas mais acessadas da SciELO.

Após 30 anos à frente da revista “Estudos Avançados”, o professor de literatura e crítico literário Alfredo Bosi passa o cargo de editor da publicação para o sociólogo Sérgio Adorno. Professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), também da USP, Adorno é membro do Conselho Deliberativo do IEA.

Criada em dezembro de 1987, a "Estudos Avançados" está em sua 96ª edição, a última assinada por Bosi. Ele assumiu o quadrimestral no número 5 e, em três décadas, foi fundamental para manter a revista entre as líderes de acesso na plataforma SciELO. Com mais de 4 milhões de acessos no último ano, o periódico tem como marca a publicação de artigos com proposições para políticas públicas, e a consolidação e publicação de dossiês, que cobrem um espectro amplo de temas específicos de diversas áreas do conhecimento.

Alfredo Bosi 1
Alfredo Bosi, editor da revista Estudos Avançados de 1989 a 2019
Alfredo Bosi

Considerado um dos maiores críticos literários do Brasil, Bosi é professor titular aposentado de literatura brasileira na USP, ensaísta e integrante da Academia Brasileira de Letras. Sua carreira acadêmica desenvolveu-se integralmente na Universidade de São Paulo, onde ingressou na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1955, graduando-se em letras neolatinas. Ele se tornou docente em 1958, doutor em literatura italiana em 1964, livre docente em 1970 e professor titular em literatura brasileira em 1985, condição na qual se aposentou em 2006.

Na USP, além de pesquisador e professor, Bosi foi diretor (1998 a 2001) e vice-diretor (1987 a 1997) do IEA. Nesse instituto, do qual é professor honorário, coordenou cátedras, grupos e comissões.

Alfredo Bosi realizou pesquisas nos Estados Unidos, como fellow da John Simon Guggenhein Memorial Foundation (EUA) em 1986, e na França, onde foi pesquisador do Institut des Textes et des Manuscrits Modernes (França) durante três meses em 1990. Ocupou a Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda da Maison des Sciences de l’Homme em 2003 e foi professor convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales em 1993, 1996 e 1999.

Sérgio Adorno 1
Sérgio Adorno, que assume a edição da Estudos Avançados
Sérgio Adorno

Graduado em ciências sociais pela USP, com doutorado em sociologia pela mesma universidade e pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, na França, Sérgio Adorno é professor titular em sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, da qual foi diretor de 2012 a 2016, e coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP desde 1990.

Na Capes, foi representante de área de Ciências Humanas/Sociologia (2004-2010), membro do Conselho Técnico-Científico (2004-2010) e do Conselho Superior (2007-2010); no CNPq, integrou o Conselho Deliberativo (2016-2019) como membro titular. Em 2008, foi homenageado na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Adorno coordenou a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA até 2015, e integrou o Conselho Editorial da Revista USP de 2010 a 2016. Também foi presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), de 2002 a 2008.

Seus temas de pesquisa são violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social e conflitos sociais.