Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo centro avançado na Costa Rica tem vice-diretor do IEA no Conselho

Novo centro avançado na Costa Rica tem vice-diretor do IEA no Conselho

por Sylvia Miguel - publicado 27/10/2016 18:55 - última modificação 01/11/2016 11:28

Plonski tomou posse em cerimônia comemorativa e deu palestra sobre Ubias
Homem Guilherme Ary Plonki

Professor Guilherme Ary Plonski integra Conselho Acadêmico de centro avançado na Costa Rica

O fomento às pesquisas interdisciplinares de alto nível avança na América Latina com a criação do Espacio Universitario de Estudios Avanzados da Universidade de Costa Rica. A instituição realizou seminários comemorativos entre os dias 5 e 7 de setembro, quando tomou posse o Conselho Acadêmico do organismo, que tem entre seus membros o vice-diretor do IEA-USP, professor Guilherme Ary Plonski.

Plonski ministrou a palestra “Estudios avanzados: una perspectiva internacional”, em que mostrou um pouco da história de 30 anos do IEA e o contexto de criação da rede Ubias -University-Based Institutes for Advanced Study. Formada em 2010 por institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo, entre os quais o IEA-USP, a rede discute a produção de conhecimento e realiza atividades científicas conjuntas com a presença de pesquisadores destacados mundialmente.

“Vejo o convite como uma forma de levar àquela universidade a experiência de um instituto um pouco mais veterano, já que há poucos IEAs na América Latina. O conceito de um espaço de estudos avançados com as características de pesquisas interdisciplinares em que estudantes professores e pesquisadores se sentem confortáveis para ousar temas de fronteira, é algo importante para que cada vez mais a América Latina entre no mapa das redes internacionais de estudos avançados”, afirma o vice-diretor.

Plonski ressalta que a rede Ubias tem uma grande concentração de institutos na Europa, vem ganhando visibilidade na Ásia e mostrando algum crescimento na África. Os Estados Unidos têm mecanismos diferentes de fomento à pesquisa de fronteira, observa. “Com isso, percebo que institucionalmente somos responsáveis por estimular esse modelo em que acreditamos, para que se reproduza com características próprias na América Latina, já que somos irmãos e podemos levar a experiência de 30 anos do IEA-USP”, diz.

O Espacio Universitario de Estudios Avanzados começou a ser formatado há cerca de um ano. O novo organismo tem propostas acadêmicas e de pesquisa semelhantes aos institutos do gênero. Mas não irá operar de forma independente, já que está atrelado à pró-reitoria de pesquisa da Universidade de Costa Rica, segundo Plonski.

Por outro lado, devido à estrutura de financiamentos de pesquisa naquele país, o espaço deverá ter autonomia para lançar editais e chamadas para pesquisas e colaborações, ao contrário do que ocorre no Brasil, onde os editais e processos para financiamentos de pesquisa são lançados por agências de fomento, afirma o professor.