Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo grupo dedica-se ao impacto das mudanças no trabalho sobre a saúde

Novo grupo dedica-se ao impacto das mudanças no trabalho sobre a saúde

por Mauro Bellesa - publicado 26/03/2024 10:20 - última modificação 02/04/2024 08:42

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou, em reunião no dia 20 de março, a criação do Grupo de Estudos sobre os Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e a Saúde da Classe Trabalhadora.

Motorista de aplicativo
Em 2022, cerca de 778 mil pessoas tinham como trabalho principal o vínculo com aplicativos para o transporte de passageiros, segundo o IBGE

O Conselho Deliberativo do IEA aprovou, em reunião no dia 20 de março, a criação do Grupo de Estudos sobre os Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e a Saúde da Classe Trabalhadora. A instituição do novo grupo visa a ampliar e potencializar o observatório sobre o mesmo tema coordenado pelo sanitarista René Mendes, pesquisador colaborador do IEA.

De acordo com ele, o grupo é concebido como um "espaço de articulação plural e democrática, participativo e dialógico, aberto e legitimado pela presença e participação de trabalhadores e trabalhadoras e suas representações, com a missão de contribuir para o monitoramento vigilante e prospectivo do mundo do trabalho, em todas as suas dimensões e diversidade".

O observatório encampado pelo grupo buscará dar visibilidade aos problemas que ameaçam a vida e a saúde dos trabalhadores, tendo como perspectiva o resgate dos sentidos do trabalho e de sua função social, afirma o pesquisador. Essa perspectiva é essencial para que "o trabalho digno se torne acessível a todos - enquanto direito social de cidadadia, promotor de acesso a condições justas e dignas de vida e de saúde -, objetivo fundamental do desenvolvimento sustentável do país".

Com previsão de funcionamento mínimo por três anos, o grupo de estudos está estruturado com seis grupos de trabalho temáticos:

  • Determinantes Históricos, Ideológicos e Políticos dos Atuais Processos de Mudanças no Mundo do Trabalho;
  • Inovações Tecnológicas no Mundo do Trabalho;
  • Impactos Sociais e Econômicos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Classe Trabalhadora;
  • Impactos sobre a Vida e a Saúde da Classe Trabalhadora;
  • Estratégias de Mobilização, Enfrentamento e Luta
  • Ações Concretas de Apoio e Defesa da Classe Trabalhadora e das Pessoas e Grupos mias Vulnerabilizados pelas Novas Morfologias do Trabalho.


O grupo de estudos iniciou suas atividades com a participação de 57 integrantes de oitos estados, mais um pesquisador da Argentina e outro do Canadá. Os participantes são das áreas de direito, ciências sociais, medicina, psicologia, economia, serviço social, engenharia, administração de empresas, ciências biológicas, enfermagem, história, jornalismo, letras, pedagogia e teologia. Além de ter Mendes como coordenador, conta com o sindicalista e pedagogo José Reginaldo Inácio como vice-coordenador e com a professora Silvana LIberto Alves Maia, professora da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, como responsável pela Secretaria Técnica.

Uma das atividades públicas previstas para 2024 é uma série de dez seminários interdisciplinares mensais, iniciados em 27 de fevereiro, antes mesmo da formalização do grupo de estudos. Esses encontros destinam-se à articulação entre os grupos de trabalho temáticos e à ampliação do alcance público das discussões. Serão presenciais - eventualmente com a participação remota de expositores/debatedores - e com transmissão ao vivo pela internet.

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias