Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Grupo de Estudos tratará de ciência, tecnologia e inovação na área da saúde

Grupo de Estudos tratará de ciência, tecnologia e inovação na área da saúde

por Fernanda Rezende - publicado 12/12/2019 10:20 - última modificação 07/01/2020 09:59

Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do IEA no dia 3 de dezembro.

Tecnologia na medicina
Grupo promoverá seminários de casos e perspectivas para apresentar novidades e desafios relacionados à saúde
O Conselho Deliberativo do IEA aprovou, no dia 3 de dezembro, a criação do Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, formado por pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, medicina, economia, administração e engenharia. A coordenação é de Maria Hillegonda Dutilh Novaes, professora da Faculdade de Medicina da USP.

Com duração prevista de 36 meses, o grupo pretende ser um canal de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade, “promovendo discussões que sejam capazes de reunir um arcabouço teórico interdisciplinar para avançar na compreensão dos processos políticos, econômicos e culturais envolvidos na agenda de estudos em ciência, tecnologia e inovação em saúde”.

Para isso, o novo grupo irá promover exposições e discussões de temas pertinentes a essa agenda, combinando sessões abertas ao público com reuniões internas. Com o formato de “seminários de casos e perspectivas”, os eventos servirão também para divulgar os trabalhos acadêmicos produzidos pelo grupo e promover o diálogo com a sociedade sobre os desafios relacionados à saúde, nas áreas de: saúde pública, produção de ciência e tecnologia, transposição do conhecimento em negócios inovadores, análise jurídico-filosófica e dinâmica político-institucional.

“Não apenas a produção de trabalhos científicos será priorizada, mas também a produção cultural, de difusão e de tradução da realidade do setor da saúde brasileiro”. O objetivo é que as análises feitas na academia e da academia cheguem a outras áreas da sociedade, como ONGs, jornalismo, setor produtivo e áreas técnico-jurídicas da administração pública.

O grupo é formado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; e das seguintes áreas da USP: Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina; Núcleo de Política e Gestão Tecnológica; da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica; Faculdade de Direito; Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Multi e interdisciplinar, está organizado em três eixos:
  1. Saúde, Desenvolvimento e Sociedade: Resgata como central a preocupação com os impactos das intervenções políticas e societais em ciência e tecnologia na saúde, assim como a relação dessas iniciativas com a geração de novos problemas para o planeamento da saúde pública e suas agendas nacionais, regionais e locais.
  2. Gestão, Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde: Estuda como os recursos econômicos escassos e iniciativas de gestão públicas e privadas são alocadas ao setor de saúde para produzir bens e serviços e como são alocados nas organizações (empresas, hospitais, centros de assistência etc.).
  3. Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde: Produz análises sobre os processos de produção e circulação do conhecimento em saúde na sociedade e na política, assim como sua interface com os elementos culturais envolvidos na atividade de desenvolvimento científico e tecnológico em saúde.


O grupo já realizou reuniões em dezembro de 2019 e tem um calendário de atividades previstas para 2020.

Integrantes

Membros permanentes:

  • Hillegonda Maria Dutilh Novaes (Saúde Coletiva, FM-USP)
  • Diogo Rosenthal Coutinho (Direito, FD-USP)
  • Moisés Goldbaum (Saúde Coletiva, FM-USP)
  • Antônio Campino (Economia em Saúde, FEA-USP)
  • Guilherme Ary Plonski (Gestão, PGT-USP)
  • Alessandro Campolina (ATS, ICESP)
  • Roger Chammas (Oncologia Molecular, ICESP)
  • Patrícia Coelho de Soàrez (ATS, FM-USP)
  • Claudia Pavani (Gestão, PGT-USP)
  • Renan Gonçalves Leonel da Silva (Pós-doc., STS, FM-USP)
  • Antonio Mauro Saraiva (Saúde Planetária, Poli-USP)


Membros colaboradores

  • Mário César Scheffer (Pol. e Plan. em Saúde, FM-USP)
  • Nelson da Cruz Gouveia (Saúde Global, FM-USP)
  • Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira (IRI-USP, DCP-FFLCH-USP, CAENI)
  • Larry Au (Sociologia do conhecimento, Universidade de Columbia, EUA)
  • Maria Conceição da Costa (STS, DPCT-Unicamp)
  • Hatylas Azevedo (PD&I, Aché Laboratórios Farmacêuticos)
  • Marcelo Caldeira Pedroso (Gestão, FEA-USP)