Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo livro de Alfredo Bosi será lançado no dia 26 de setembro

Novo livro de Alfredo Bosi será lançado no dia 26 de setembro

por Mauro Bellesa - publicado 24/09/2013 16:05 - última modificação 04/08/2015 10:46

Lançamento de "Entre a Literatura e a História", de Alfredo Bosi, será lançado no dia 26 de setembro na livraria da Edusp na Biblioteca Brasiliana Gita e José Mindlin.

Capa do livro "Entre a Literatura e a História", de Alfredo Bosi"Entre a Literatura e a História", novo livro do professor Alfredo Bosi, editor da revista "Estudos Avançados" e ex-diretor do IEA, será lançado no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 17h30, na Livraria João Alexandre Barbosa (na Biblioteca Brasiliana Gita e José Mindlin, Cidade Universitária, São Paulo). O evento terá apresentação de Ivan Vilela, mestre da viola caipira.

Alfredo Bosi

Publicada pela Editora 34 (480 p., R$ 65,00), a obra reúne cerca de quarenta textos, entre ensaios inéditos, entrevistas, prefácios e artigos de intervenção, demonstrando a amplitude dos interesses de Bosi. Há textos sobre literatura brasileira (romântica, moderna e contemporânea), vanguardas latino-americanas, Machado de Assis, Vico, Leopardi, Otto Maria Carpeaux, Celso Furtado e outros escritores, bem como ensaios sobre as manifestações do liberalismo e do positivismo no Brasil e sobre temas relevantes para país, como é o caso da educação.

José Miguel Wisnik, colega de Bosi no ensino de literatura brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, destaca o arco das questões tratadas no livro: "Em primeiro lugar, ele não se limita a uma discussão acadêmica das relações entre literatura e história — discussão que, no entanto, não deixa de realizar no mais alto sentido. Mas, para entender a sua abrangência, precisamos levar em consideração o modo como ele mesmo se coloca entre a literatura e a história. Não por acaso estão reunidos aqui ensaios de fôlego sobre poesia, sobre ficção e sobre história das ideias, juntamente com palestras, aulas inaugurais, alocuções, prefácios (alguns bastante alentados), artigos de jornal e entrevistas".

Para Wisnik, pode-se estender a todos esses escritos, mesmo que em dimensões diferentes, o caráter de "intervenções", palavra que nomeia uma das seções do livro. "Independentemente de seu peso, os textos são sempre densos pela qualidade da carga informativa, das articulações internas e do espírito problematizador que os move."

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP