Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pensando um novo modelo de universidade

Pensando um novo modelo de universidade

por Flávia Dourado - publicado 02/10/2014 10:10 - última modificação 04/02/2016 11:46

Em conferência que o IEA realiza no dia 10 de outubro, às 15 horas, Luiz Bevilacqua falará sobre a urgência de um sistema universitário mais sintonizado com as demandas culturais contemporâneas.
Luiz Bevilacqua

A defasagem do sistema universitário em relação à dinâmica atual do conhecimento será discutida por Luiz Bevilacqua, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na conferência A Universidade em um Tempo de Choque Cultural, que o IEA realiza no dia 10 de outubro, às 15 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

Organizado por Renato Janine Ribeiro, coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do IEA, este será o quarto encontro do ciclo Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro, que visa a intensificar o diálogo entre pensadores da capital fluminense e da capital paulista no debate de questões sociais e vinculadas às relações humanas.

Relacionado

CICLO TARDES CARIOCAS:
A USP OUVE O
RIO DE JANEIRO

Modernidades Múltiplas e as Metamorfoses da Ética do Trabalho no Brasil

Vídeo / Fotos

Adalberto Cardoso analisa as metamorfoses da ética do trabalho no Brasil

Desmilitarizar as Polícias
e Revolucionar a
Arquitetura Institucional
da Segurança Pública:
uma Agenda Democrática
para o Brasil

Em busca de uma
nova polícia, democrática
e comprometida com a
cidadania

Proposta de Emenda
Constitucional nº 51

A Vida Não é Justa

Vídeo / Fotos

Quando a privacidade da família chega à Justiça

Para Bevilacqua, os avanços da ciência e da tecnologia no último século não têm sido acompanhados pela atualização da estrutura acadêmico-pedagógica da universidade, uma vez que esta viria mantendo "a clássica atitude de preservar nichos de conhecimento que já deram excelente contribuição no passado, mas precisam ser revistos dentro de um perspectiva 'de nova ciência' referida frequentemente como interdisciplinar".

De acordo com o conferencista, em função dessa imobilidade, o modelo vigente de universidade mostra-se incompatível com os processos de formação profissional e de produção científica característicos do choque cultural pelo qual passamos, tanto em termos de uma convergência temática com potencial para criar novos núcleos de conhecimento quanto do desenvolvimento de um projeto curricular inovador, que proporcione às futuras gerações o instrumental necessário para atuar no cenário corrente de mutações.

"Coragem, ousadia, humildade, reflexão e muito trabalho são ingredientes absolutamente necessários para vencer a singularidade dos tempos atuais - em que o passado atropela o presente e quer se intrometer pelo futuro -, sem sermos esmagados e sem ficarmos irrecuperavelmente na esteira da ciência e da tecnologia, mais uma vez e talvez por incontáveis gerações", avalia.

PERFIL

Luiz Bevilacqua é engenheiro civil pela UFRJ, onde é professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e doutor em Mecânica Teórica e Aplicada pela Stanford University. Seus estudos mais recentes concentram-se na dinâmica de estruturas fractais, na modelagem de sistemas biológicos e sociais, e nos processos cognitivos e na modelagem matemática e computacional em biologia.

Entre os diversos cargos que já ocupou, estão o de secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); diretor das Unidades de Pesquisa do CNPq; diretor científico da Faperj; presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); coordenador do comitê de estruturação acadêmica da Universidade Federal do ABC (UFABC), da qual foi reitor; e integrante do comitê de fundação do Inter-American Institute for Global Change Research.

Atualmente, Bevilacqua vem se dedicando à implantação do Espaço Alexandria na UFRJ. Desenvolvida com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, a iniciativa tem por objetivo estimular a integração interdisciplinar em projetos voltados para o avanço das fronteiras do conhecimento científico e para a quebra de paradigmas.

Universidade em um Tempo de Choque Cultural - 4ª conferência do ciclo Tardes Cariocas:
A USP Ouve o Rio de Janeiro
10 de outubro, 15 horas
Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela web
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento:  www.iea.usp.br/eventos/tardes-cariocas-choque-cultural