Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo pesquisador visitante desenvolve projeto sobre 'marxismo mágico'

Novo pesquisador visitante desenvolve projeto sobre 'marxismo mágico'

por Sandra Codo - publicado 30/06/2009 00:00 - última modificação 28/01/2013 15:17

O escritor britânico Andy Merrified inicia em agosto um período de estada no IEA como pesquisador visitante. Dará continuidade às pesquisas que inciou recentemente do que ele chama "marxismo mágico", tributário do engajamento do surrealismo francês e do realismo mágico latino-americano.

Andy Merrifield

O escritor britânico Andy Merrifield inicia em agosto um período de estada no IEA como pesquisador visitante. Dará continuidade às pesquisas que inciou recentemente do que ele chama "marxismo mágico", tributário do engajamento do surrealismo francês e do realismo mágico latino-americano.

Suas pesquisas no Brasil serão sobretudo sobre a presença do poeta surrealista francês Benjamin Péret no Rio de Janeiro de 1929 a 1932. Ele comenta que foi no Brasil que Péret teve contato com a obra do jornalista e romancista cubano Alejo Carpentier, um dos fundadores do Partido Comunista Cubano. "Nos anos 40, Carpentier rejeitou o surrealismo e o substituiu pelo que chamou de 'real maravilhoso'. Aparentemente, depois de ler e ficar muito impressionado com o livro "O Século das Luzes" (1962) de Carpentier, Gabriel García Márquez decidiu jogar no lixo o primeiro rascunho de 'Cem Anos de Solidão' e começar de novo."

Merrifield é doutor em geografia e antropologia pela Universidade de Oxford. Lecionou nas Universidade de Southamptom, Londres e Clark, além de atuar como visitante na Universidades de Manchester, da Califórnia e Hopkins. É autor de "Metromarxixm: a Marxist Tale of the City" (2002), "Dialectical Urbanism: Social Struggles in the Capitalist City" (2002) e "The Wisdom of Donkeys": Finding Tranquility in a Chaotica World" (2008), entre outros livros.

Foto: arquivo de Andy Merrifield