Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo site agiliza comunicação e disponibiliza acervos do IEA

Novo site agiliza comunicação e disponibiliza acervos do IEA

por Flávia Dourado - publicado 18/04/2013 16:30 - última modificação 12/02/2016 13:53

O novo site do IEA foi lançado no dia 11 de abril. Construído por meio de sistema de gerenciamento de conteúdo, site baseia-se no conceito do trabalho cooperativo e descentralizado.

Capa do site

Desde o dia 11 de abril, o IEA conta com um novo site, com mais informação, melhor organização do conteúdo e acesso facilitado aos acervos de vídeos, fotos, áudios e textos. A apresentação do conceito, do processo de desenvolvimento, das seções e da plataforma tecnológica do site foi feita pelo diretor do Instituto, Martin Grossmann, por ocasião do evento sobre o Institute of Advanced Studies da University of Birmingham, Reino Unido.

No mesmo encontro foi reinaugurada a Sala de Eventos do Instituto, agora com maior capacidade de público e novos equipamentos de audiovisual e transmissão via web, já prevendo inclusive a chegada e o uso da Internet 2 (leia abaixo).

ARQUITETURA DO SITE

Construído com o Plone, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS, na sigla em inglês) de código aberto, o site segue o princípio da atualização participativa e descentralizada. A ideia é que todos os produtoes e mediadores de informação do IEA (equipes de comunicação e apoio à pesquisa, pesquisadores e professores visitantes) envolvam-se na produção e inserção de conteúdo.

A home-page e as seções do site foram estruturadas de modo a integrar todo o conteúdo a partir de vínculos com as quatro metacuradorias previstas no Projeto de Gestão 2012-2017: Glocal, Transformação, O Comum e Abstração.

Baseado em bancos de dados, o site possibilita que o IEA disponibilize todo o patrimônio informacional construído ao longo dos 26 anos de história do Instituto. Isso inclui vídeos, fotografias, publicações e gravações em áudio, que são "documentos únicos, pois integram a trajetória do primeiro instituto interdisciplinar da USP", afirmou Grossmann.

Além disso, da forma como foi organizado, o site permite ampliar e correlacionar o conteúdo acessível, que compreende, ainda, notícias, agenda de eventos, currículos, relatórios, páginas de pessoas e grupos de pesquisa, entre outras informações que ajudam a divulgar e a tornar mais transparentes as atividades realizadas pelo Instituto.

Lançamento do novo site
Lançamento do novo site do IEA e
inauguração da nova Sala de Eventos

NOVA FASE

O site representa uma nova fase do IEA, marcada por um ambiente de trabalho mais cooperativo e menos compartimentado, sintonizado com as discussões que vêm sendo promovidas no âmbito da Sala Verde: Trata-se de um reflexo da nova maneira de pensar e atuar que vem sendo levada a cabo pela equipe do Instituto.

Todo o projeto foi e continua a ser pensado a partir de reuniões, de um trabalho colaborativo voltado para o desenvolvimento de uma nova arquitetura da informação que atenda as demandas específicas do IEA e não apenas a adaptação de modelos pré-existentes.

FUTURO

Embora a estrutura básica do site esteja pronta, há muito a ser feito em termos de inserção de conteúdo, conexões relacionais e principalmente de design. O projeto propõe uma visualidade básica, que ainda terá de contar com um trabalho design gráfico apropriado.

A ideia não é desenvolver um grande espetáculo de mídia, mas viabilizar uma arquitetura da informação compartilhada e que represente com mais propriedade o que foi e é produzido pelo Instituto.

SALA DE EVENTOS

A Sala de Eventos do IEA, reinaugurada no mesmo dia do lançamento do novo site, agora conta com mais espaço e novos equipamentos. O público ficará acomodado em sofás e poltronas.

A ideia é que as acomodações para o público e a plataforma para expositores sejam volantes, permitindo a configuração do espaço de acordo com as necessidades e características de cada evento.

Além do projetor de apresentações, a sala conta com seis televisores Full HD de 55 polegadas e duas câmeras para gravação em vídeo e transmissão dos eventos via web.

A ampliação da sala também possibilitou melhor localização da ilha de gravação/transmissão e a reserva de espaço para cabine de tradução simultânea.

Com a implantação em breve da Internet 2 no Instituto, o que multiplicará por 10 a velocidade de transmissão atual (de 100 Mbps para 1 Gbps a interna e de 1 Gbps para 10 Gbps a externa), e a futura incorporação de novos equipamentos, a sala ficará configurada para a transmissão de vídeo em alta definição de imagem e som.

Além de servir para a realização de eventos públicos e reuniões dos grupos de pesquisa, de estudos, cátedras e laboratórios, a sala também funcionará como local de convivência entre os pesquisadores e convidados do IEA.