Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os desafios da justiça diante das transformações sociais no Brasil

Os desafios da justiça diante das transformações sociais no Brasil

por Flávia Dourado - publicado 03/04/2014 11:55 - última modificação 22/10/2015 08:26

Trata-se do primeiro encontro do ciclo de conferências "Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro", coordenado por Renato Janine Ribeiro, conselheiro do IEA.
Andrea Pachá - 2
Andréa Maciel Pachá: "Mudanças exigem
do magistrado um olhar plural e a
capacidade de acolher e pactuar muitos
direitos que emergem"

Acontece no dia 28 de abril, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA, o primeiro encontro do ciclo de conferências Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro. Coordenado por Renato Janine Ribeiro, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e conselheiro do Instituto, o ciclo trará pensadores da capital fluminense para debater temáticas das ciências sociais e intensificar o intercâmbio de ideias entre as duas principais cidades do país.

Relacionado

CICLO
TARDES CARIOCAS:
A USP OUVE O
RIO DE JANEIRO

Encontro com
Luiz Eduardo Soares:
Desmilitarizar as Polícias e Revolucionar a Arquitetura Institucional da Segurança Pública: uma Agenda Democrática para o Brasil
13 de maio de 2014

Luiz Eduardo Soares defende desmilitarização das polícias e uma agenda democrática na segurança

Em busca de uma nova polícia, democrática e comprometida com a cidadania

• Referência

Proposta de Emenda Constitucional nº 51

Encontro com
Andréa Pachá:
A Vida Não é Justa
28 de abril de 2014

Os desafios da Justiça diante das transformações sociais no Brasil

Quando a privacidade da família chega à Justiça

Na conferência de estreia, que terá como tema A Vida Não é Justa, a jurista Andréa Maciel Pachá falará sobre os novos desafios enfrentados pela justiça brasileira em função das transformações sociais nas últimas duas décadas. De acordo com ela, "tais mudanças exigem do magistrado um olhar plural e a capacidade de acolher e pactuar muitos direitos que emergem".

Pachá se concentrará em conflitos familiares que intermediou na condição de magistrada, com foco na expectativa do "justo" diante do afeto e do desamparo, nos limites da atuação do Estado e nas formas alternativas de composição dos litígios.

A exposição da jurista dialogará com o livro de crônicas "A Vida Não é Justa", de sua autoria, no qual conta histórias que testemunhou ao longo de 15 anos como juíza da Vara da Família. Lançado em 2012 pela editora Agir, a obra está sendo adaptada para uma série de televisão e para uma peça de teatro.

Formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Andréa Maciel Pachá é juíza titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões de Família do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção, pela Comissão de Conciliação e Acesso à Justiça e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher em todo o país. Em 2008 e 2009 presidiu duas jornadas sobre a Lei Maria da Penha, com objetivo de discutir aspectos doutrinários e traçar políticas para especialização das Varas.

Entre os nomes confirmados para as próximas edições do ciclo Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro estão Luiz Eduardo Soares, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ex-secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça (MJ); Adalberto Moreira Cardoso, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj; Alba Zaluar, professora visitante do Iesp; e Luiz Bevilacqua, professor emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretário executivo do Ministério da Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Gratuito e aberto ao público, o evento terá transmissão ao vivo pela web. A Sala de Eventos do IEA fica na Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Para mais informações, envie mensagem para sedini@usp.br.