Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Número 86 da 'Estudos Avançados' traz dossiê sobre metrópoles e saúde

Número 86 da 'Estudos Avançados' traz dossiê sobre metrópoles e saúde

por Fernanda Rezende - publicado 27/04/2016 12:20 - última modificação 03/08/2018 17:57

Primeiro número de 2016 da revista reúne artigos que tratam da relação entre a proliferação de doenças e o estilo de vida das grandes cidades.

São Paulo PoluídaApós décadas de investimento em tecnologia hospitalar e desenvolvimento de medicamentos, um ramo da medicina olha, cada vez mais, para a relação entre a proliferação de doenças e o estilo de vida das grandes cidades. Seja pela poluição atmosférica, pela falta de verde na zona urbana, pelo transporte público de baixa qualidade ou pelas más condições de habitação, o risco de se contrair doenças infecciosas aumenta com a presença desses fatores.

Para explorar este tema e encorajar mudanças, o número 86 da revista "Estudos Avançados" traz um dossiê de sete artigos sobre metrópole e saúde. “Este dossiê retoma uma das metas da revista: a combinação do estudo objetivo dos problemas da sociedade brasileira com propostas de políticas públicas coerentes e responsáveis”, explica Alfredo Bosi, editor da publicação. Os textos estão disponíveis para consulta na íntegra no SciELO. Para adquirir uma versão impressa da revista, escreva para estavan@usp.br.

Capa Revista Estudos Avançados v.30 n.86Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP, colaborou de perto com esta edição, tanto com a publicação de um artigo quanto com consultoria editorial. Há anos ele vem liderando pesquisas que buscam traçar possibilidades de melhorar a qualidade de vida nas metrópoles. No artigo que abre a revista – “Como as cidades podem favorecer ou dificultar a promoção da saúde de seus moradores?” –, Saldiva, Laís Fajerstajn e Mariana Veras respondem à pergunta do título com exemplos concretos.

“A lei antifumo, que proibiu fumar em ambientes fechados de uso coletivo no estado de São Paulo em 2009, diminuiu a exposição dos não fumantes à fumaça do tabaco. Tal lei ainda resultou na diminuição da quantidade de cigarros/dia entre os fumantes”, indicam os autores, emendando com um exemplo oposto: “A crise de mobilidade [em São Paulo] afeta a saúde não só por conta do tempo perdido no congestionamento e dos impactos nocivos da exposição à poluição do ar à saúde, em certa medida estimados no cálculo, mas também pela sua contribuição para a obesidade, estresse emocional, entre outros. Numa cidade congestionada, crianças não brincam na rua e adultos não retornam para almoçar em casa”, argumentam.

Além desse artigo, os outros seis que integram o dossiê "Metrópoles e saúde" são:

• Saúde nas metrópoles – Doenças infecciosas – Aluisio Cotrim Segurado, Alex Jones Cassenote e Expedito de Albuquerque Luna
  • Habitação e saúde – Suzana Pasternak
  • Clima urbano e saúde: uma revisão sistematizada da literatura recente – Helena Ribeiro, Célia Regina Pesquero e Micheline de Sousa Zanotti S. Coelho
  • Poluição do ar como fator de risco para a saúde: uma revisão sistemática no estado de São Paulo – Steffani Nikoli Dapper, Caroline Spohr e Roselaine Ruviaro Zanini
  • Práticas integrativas e complementares em saúde, uma nova eficácia para o SUS – Emílio Telesi Júnior
  • Metrópoles, cobertura vegetal, áreas verdes e saúde – Luís Fernando Amato-Lourenço, Tiana Carla Lopes Moreira, Bruna Lara de Arantes, Demóstenes Ferreira da Silva Filho e Thais Mauad

O número 86 da revista traz ainda um conjunto de artigos sobre literatura, com leituras de obras poéticas e ficcionais, e sobre ciências sociais, incluindo um de Bernardo Sorj, ex-professor visitante do IEA, a respeito da convivência democrática como politeísmo de valores. Há ainda ensaios sobre a Comissão da Verdade, do jornalista Eugênio Bucci, sobre o marco civil da internet, sobre a construção política da nação e sobre a universidade pública em tempos neoliberais.

Demais artigos do número 86

As ciências sociais e a procura de sentido

• A convivência democrática como politeísmo de valores - Bernardo Sorj
  • O indivíduo, o amor e o sentido da vida nas sociedades contemporâneas - Danilo Martuccelli