Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O imaginário do vinho na Europa Ocidental

O imaginário do vinho na Europa Ocidental

por Sandra Codo - publicado 27/02/2010 00:00 - última modificação 02/04/2013 15:35

O espiritual, o sanitário e o social. São esses os três eixos do imaginário do vinho que será analisado nas três conferências do ciclo "O Imaginário do Vinho: uma Sede de Perfeição" por Jean-Pierre Goubert, do Centro de Pesquisa Histórica da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais.

Jean-Pierre Goubert, do Centro de Pesquisa Histórica da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, na sigla em francês), França, faz as três conferências do ciclo "O Imaginário do Vinho: uma Sede de Perfeição", nos dias 9, 10 e 11 de março, às 9h, no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

Goubert analisará as constâncias de uma identidade comum na história da Europa Ocidental e as eras fundadas sobre os três eixos do imaginário do vinho: o espiritual, o sanitário e o social. Os temas das conferências serão:

• "O sonho do Divino (Divin = Dit + Vin): Vitória sobre a Morte e Presença da Vida"
  • "O Sonho de uma Saúde Perfeita: de Hipócrates ao Paradoxo Francês"
  • "O Sonho de uma Sociedade Perfeita: Vinho e Fraternidade"

As conferências serão realizadas em francês, com tradução consecutiva.

O ciclo é uma iniciativa do IEA e do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (Lapsi) do IP-USP.

registrado em: , , , ,