Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O lugar do design na criação do futuro

O lugar do design na criação do futuro

por Flávia Dourado - publicado 29/11/2013 14:15 - última modificação 02/01/2014 13:07

O tema será discutido por pesquisadores italianos no encontro que o IEA promove no dia 2 de dezembro, às 15 horas.
ASSISTA AO VIVO

Near Future Design — O Design entre Desejo e Imaginário na Criação de Novos Possíveis Futuros é o tema do encontro que acontece no dia 2 de dezembro, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Organizado e moderado pelo antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, o evento contará com a participação de Salvatore Iaconesi, da Università degli Studi di Roma "La Sapienza", do Instituto Superiore per le Industrie Artistiche (Isia) e do Istituto Europeo di Design (IED), todos na Itália; e da artista e escritora Oriana Persico, também do Isia.

Iaconesi e Persico são fundadores da AOS (Art is Open Source), rede independente de pesquisa em artes e ciências que tem por objetivo promover práticas artísticas, criativas e críticas associadas a tecnologias digitais.

Segundo Canevacci, que também é professor da "La Sapienza", o encontro tratará do papel do design como um ativador do imaginável e, mais especificamente, das novas demandas que vem sendo feitas ao design no contexto da contemporaneidade. O antropólogo explica que, "como design, entende-se o ato de conceber o que ainda não existe a partir de um processo envolvendo a sociedade e suas comunidades, que se convertem em atores dos próprios futuros".

Gratuito e aberto ao público, o evento será em italiano, com tradução consecutiva para o português a ser feita por Canevacci. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização).Haverá transmissão ao vivo pela web. Para mais informações, enviar mensagem para sedini@usp.br.