Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O papel das humanidades na biomedicina

O papel das humanidades na biomedicina

por Mauro Bellesa - publicado 06/11/2013 17:45 - última modificação 22/11/2013 10:16

Mesa-redonda 'O Papel das Humanidades no Campo da Biomedicina' acontece no dia 8 de novembro, às 9h30, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Fala-se de humanização nos serviços de saúde. Mas qual é o lugar das humanidades no campo da saúde, marcado pela preponderância da biomedicina? A questão será debatida na mesa-redonda O Papel das Humanidades no Campo da Biomedicina, no dia 8 de novembro, às 9h30, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, com transmissão ao vivo pela web.

A mesa-redonda é organizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia e terá como debatedores Nicolas Lechopier, professor visitante do IEA e integrante da Université Claude Bernard de Lyon 1, França; Rodolfo Puttini, membro de grupo de pesquisa e professor da Unesp, e José Ricardo Ayres (FM), professor da Faculdade de Medicina da USP.

O debate tratará de três tópicos:

• o significado de "humanidades": quais são os possíveis quadros teóricos, disciplinares, metodológicos? existem "humanidades médicas"?
  • o papel (atual, futuro, desejável) das humanidades no campo da biomedicina e saúde pública ( nas práticas, no atendimento, nas políticas etc.); quais as tentativas existentes no Brasil e no exterior?
  • quais são os desafios para a formação de profissionais da saúde? da diversidade de olhares e situações de formações podem surgir propostas/problemáticas em comum? a partir desse contexto, quais os próximos passos?

Para participar é preciso se inscrever via e-mail para leila.costa@usp.br. O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo (localização).

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO