Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O papel do Brasil na agenda da conservação da biodiversidade

O papel do Brasil na agenda da conservação da biodiversidade

por Flávia Dourado - publicado 03/06/2015 16:30 - última modificação 10/08/2015 14:41

Tema será debatido no painel "A Agenda Internacional da Conservação da Biodiversidade e o Papel do Brasil", a ser realizado no dia 11 de junho, às 10 horas.

Floresta Amazônica. Foto: Cecilia Bastos/Jornal da USPAs contribuições e estratégias do Brasil para o uso sustentável da diversidade biológica serão discutidas no painel A Agenda Internacional da Conservação da Biodiversidade e o Papel do Brasil, que acontece no dia 11 de junho, às 10 horas, no auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) da USP.

O evento tratará particularmente do programa de trabalho da Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES, na sigla em inglês) e dos desafios e oportunidades da agenda da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) no contexto do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas, ambas instituições vinculadas à ONU.

A abertura do painel ficará a cargo de José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da USP, e Antonio Mauro Saraiva, pró-reitor adjunto de Pesquisa da USP e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp). Os expositores serão Braulio Ferreira de Souza Dias, secretário executivo da CDB, e Carlos Alfredo Joly, membro do Painel de Especialistas Multidisciplinares (MEP, na sigla em inglês) da IPBES e coordenador do projeto Biota-Fapesp.

Após as exposições de Dias e Joly, haverá um debate sobre o tema com José Goldemberg, ex-reitor da USP e professor emérito do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP; Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP, ex-diretor do IEA e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP; e José Pedro de Oliveira Costa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e assessor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Entre as questões a serem abordadas estão o que se espera do Brasil e da universidade em relação à conservação da biodiversidade e à elaboração de políticas públicas para a área.

O painel é uma iniciativa conjunta do BioComp, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, do IEA, da Escola Politécnica (Poli) e do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Interessados em participar do evento devem fazer inscrição prévia aqui.


A Agenda Internacional da Conservação da Biodiversidade e o Papel do Brasil
11 de junho, às 10 horas
Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 71, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sadini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/conservacao-da-biodiversidade

Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP