Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O pensamento econômico brasileiro

O pensamento econômico brasileiro

por Sandra Codo - publicado 27/05/2002 11:30 - última modificação 04/02/2013 14:31

A trajetória do pensamento econômico no Brasil contemporâneo é o destaque da revista Estudos Avançados, edição nº 41

musa.gif
Uma das fotos de João Musa sobre São Paulo presentes na seção 'Criação' do nº 41 da revista

A revista Estudos Avançados publica na edição nº 41, a primeira parte do dossiê "Pensamento Econômico no Brasil Contemporâneo", coordenado pelo editor-associado Tamás Szmrecsányi. O lançamento aconteceu no IEA no dia 22 de maio, com a participação de autores, inclusive do arquiteto Paulo Bastos, que comentou seu texto  ("Ver a Cidade", publicado na seção "Criação") sobre fotos da cidade de São Paulo – também presentes na edição – feitas por João Musa, fotógrafo e professor da Escola de Comunicações e Artes.

Na apresentação do  dossiê "Pensamento Econômico no Brasil Contemporâneo", Szmrecsányi cita a diferenciação estabelecida por Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) entre os conceitos de pensamento econômico em geral, economia política e economia. Schumpeter considerava a economia (ou análise econômica) o conceito mais relevante, por incluir os aspectos propriamente científicos tanto do pensamento econômico quanto da economia política. O editor convidado diz ter procurado ater-se à essa posição, "dando preferência ao confronto de idéias científicas em vez de meras comparações de políticas econômicas, ou simples apresentações de determinados pontos de vista sobre a situação e o desenvolvimento da economia em que vivemos".

Os trabalhos foram agrupados em quatro blocos temáticos. O primeiro, com quatro ensaios, refere-se às principais correntes teóricas do atual pensamento econômico brasileiro e é o único conjunto de textos publicado em sua totalidade. O segundo bloco é relativo aos temas em debate e constituído de dois artigos, sendo que os demais serão publicados em próxima edição da revista. Parte das análises de figuras representativas já falecidas constituem o terceiro bloco, também a ter continuidade em outra edição, que terá ainda um quarto bloco, dedicado aos canais institucionais de formação e difusão do pensamento econômico, tais como os centros de pesquisa e os encontros científicos na área de economia.

A seção "Ciências" do nº 41 contém artigos de filosofia e história da ciência – respectivamente, "A Criação Científica segundo Poincaré e Einstein", de Michel Paty, e "Gleb Wataghin", de R. A. Salmeron –, um texto do urbanista Witold Zmitrowicz sobre "As Estruturas Territoriais dos Insetos" e o artigo "As Razões do Coração", do fisiologista Erasmo Garcia Mendes, recentemente falecido e homenageado na edição.

A seção "Criação" traz desta vez o trabalho do fotógrafo João Musa sobre a paisagem urbana paulistana e sua gente. São 15 fotos acompanhadas de texto do arquiteto Paulo Bastos, que considera o trabalho de Musa uma leitura da cidade ao mesmo tempo "crítica e arguta, sensível às formas, espaços e contrastes de luz e textura da urbanização paulistana, atenta ao homem nela presente, paradoxalmente quase estranho a ela".capa41g.gif

A edição traz ainda homenagens a dois colaboradores mortos neste início do ano:  "Erasmo Garcia Mendes, um Verdadeiro Acadêmico", de  Guilherme Fernando Xavier e outros pesquisadores, rende tributo ao eminente fisiologista, que há anos integrava o Conselho e a Mesa Editorial da revista e colaborava com artigos, revisões técnicas e outras atividades; "Fred Jordan, o Grande Precursor da Ousadia Gráfica no Brasil", de Dario Luis Borelli, editor assistente da revista, homenageia o autor do projeto gráfico da revista e consultor para suas capas e encartes gráficos.