Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O sentido formativo das humanidades

O sentido formativo das humanidades

por Flávia Dourado - publicado 08/11/2008 16:35 - última modificação 03/04/2013 11:44

O tema será discutido por pesquisadores da USP no seminário que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, das 14 às 17h, no Auditório da FE.

O conceito de formação e seu sentido formativo em diferentes áreas do conhecimento (literatura, filosofia e artes) serão analisados por professores da Faculdade de Educação (FE) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no seminário "O Sentido Formativo das Humanidades", nos dias 27 e 28 de novembro, das 14 às 17h, no Auditório da FE. O evento é a primeira atividade pública do Grupo de Estudos sobre Temas Atuais da Educação, criado em agosto no IEA.

Na primeira sessão do seminário (dia 27), Franklin Leopoldo e Silva, do Departamento de Filosofia da FFLCH, falará sobre "O Conceito de 'Formação'" e Adélia Bezerra de Menezes, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH, abordará "O Sentido Formativo da Literatura". A sessão será coordenada por José Sérgio Carvalho, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FE e integrante do grupo do IEA.

Na segunda sessão (dia 28), Celso Favaretto, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE, discutirá o "O Sentido Formativo das Artes" e Ricardo Fabbrini, do Departamento de Filosofia da FFLCH, falará sobre "O Sentido Formativo da Filosofia". A coordenação desta sessão será de outro integrante do grupo, Celso Beisiegel, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FE.

O Grupo de Estudos sobre Temas Atuais da Educação tem como eixos centrais de trabalho a realização de seminários sobre políticas públicas de educação e a produção de sínteses de estudos e pesquisas educacionais.

registrado em: , , ,