Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Obra "História do Cerco de Lisboa", de Saramago, será tema de rodada de conferências

por Fernanda Rezende - publicado 04/09/2019 11:55 - última modificação 05/09/2019 14:43

No dia 18 de setembro, das 8h45 às 17h, cinco pesquisadores analisarão a obra de José Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia.

Aquarela Cerco de Lisboa
Aquarela “Cerco de Lisboa”, de Alfredo Roque Gameiro
Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o pesquisador colaborador do IEA Jaime Bertoluci e Jean Pierre Chauvin, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, organizam uma rodada de conferências sobre essa obra que encerra a primeira fase literária do escritor português. No dia 18 de setembro, das 8h45 às 17h20, eles dois e mais três pesquisadores analisarão a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição. Para acompanhar ao vivo pelo site do IEA não é preciso se inscrever.

Estarão presentes Chauvin; Aparecida de Fátima Bueno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Marcelo Lachat (UNIFESP), Márcia Valéria Zamboni Gobbi (UNESP-Araraquara); e Bertoluci, que além de pesquisador no IEA é professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Veja a programação e os temas que cada um irá tratar.

“História do Cerco de Lisboa” narra a história de um revisor que resolve alterar o texto de um livro de história em que está trabalhando, acrescentando um “não” na frase que dizia que os cruzados concordaram em ajudar o rei português a tomar a cidade que estava sob o domínio quase milenar dos mouros.

Descoberto o erro, a casa publicadora acrescenta uma errata aos exemplares distribuídos, sem maiores consequências, mas a responsável por acompanhar o trabalho dos revisores da editora desafia o personagem a reescrever a história do cerco sob essa sua nova ótica, enquanto vai surgindo um envolvimento romântico entre os dois.

Duas histórias em paralelo passam a ser narradas, a segunda delas assumindo o caráter de romance histórico, ainda que subvertido. “Saramago mostra, mais uma vez, sua maestria tanto na descrição dos mundos cristão e islâmico, em seu máximo conflito, como na rica caracterização das personagens, em toda a sua humanidade”, avalia Bertoluci.

No IEA, Bertoluci desenvolve o projeto “O Ateu Amoroso: a Compaixão pelo Sofrimento Imposto pelo Homem aos Animais na Obra de José Saramago”.

30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago
18 de setembro, das 8h45 às 17h20
Sala Alfredo Bosi - Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Transmissão ao vivo em http://www.iea.usp.br/aovivo