Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Obra reúne produção científica de Mario Schenberg

Obra reúne produção científica de Mario Schenberg

por Flávia Dourado - publicado 17/12/2009 00:00 - última modificação 18/02/2016 15:32

Lançado em dezembro, primeiro volume da "Obra Científica de Mario Schönberg" traz artigos do pioneiro da física teórica e matemática no Brasil.

livroschoenberg.jpgA Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lançou em dezembro o primeiro volume da "Obra Científica de Mario Schönberg", que reúne os artigos publicados até 1948 pelo pioneiro da física teórica e matemática no Brasil. Amélia Império Hamburger, do Instituto de Física da USP, coordenou a edição em projeto como pesquisadora visitante do IEA. O trabalho contou com a colaboração de Silvio R. A. Salinas (IF-USP) e Thomás A. S. Haddad (EACH-USP).

Esse primeiro volume contém 49 artigos publicados em revistas científicas brasileiras e internacionais e uma apresentação em simpósio internacional no Rio de Janeiro em 1941. O livro tem 604 páginas e custa R$ 89,00.

Publicados de 1936 a 1948, os artigos pertencem ao período em que Schenberg trabalhou no Brasil e fez estágios na Itália (1938-39) e nos Estados Unidos (1941-42), onde trabalhou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, na Universidade George Washington e no Laboratório de Yerkes da Universidade de Chicago.

O segundo volume, previsto para meado de 2010, terá as publicações de Schenberg de 1949 a 1978, compreendendo os trabalhos que realizou no Laboratório de Física Nuclear da Universidade de Bruxelas, Bélgica, entre 1949 e 1953, e os realizados depois no Brasil. Um anexo conterá participações (apresentações e debates) do físico em conferências internacionais e nacionais, uma publicação póstuma e publicações em sua homenagem.

registrado em: , , ,