Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Observatório lança ferramenta para analisar competitividade de países

Observatório lança ferramenta para analisar competitividade de países

por Flávia Dourado - publicado 15/04/2014 16:55 - última modificação 04/08/2015 14:34

Batizada de GFCC Competitiviness Decoder, a ferramenta será apresentada ao público pela primeira vez em encontro no dia 17 de abril, às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA-USP.

GFCC Decoder - 2Será lançado no dia 17 de abril, às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA-USP, o GFCC Competitiviness Decoder, ferramenta online que sistematiza parâmetros para a análise e a comparação da competitividade entre países.

Desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Inovação e Competitividade/NAP (OIC) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Global Federation Competitiveness Councils (GFCC), a ferramenta utiliza uma metodologia inédita para compilar, organizar e dispor dados de bases internacionalmente creditadas que demonstram a capacidade competitiva de 65 países.

“Nossa meta foi criar um instrumento robusto, baseado em dados oficiais, que permita a análise dos elementos centrais para a competitividade de cada país”, destaca Mario Sergio Salerno, professor titular da Escola Politécnica da USP e coordenador do OIC.

Nesse novo instrumento de visualização de métricas, os dados de cada país são distribuídos em oito dimensões: desempenho geral da economia, talento, complexidade econômica, infraestrutura, capital, inovação, qualidade de vida e crescimento futuro.

Para cada uma dessas dimensões, há uma série de indicadores específicos — 164, ao todo. Isso torna possível obter informações e fazer análises conforme as prioridades e os interesses particulares do usuário, bem como dar pesos diferentes às variáveis em cada consulta, dependendo do cenário que se quer observar. Assim, nos rankings gerados pela ferramenta, a posição dos países muda de acordo com o foco da pesquisa em questão, diferentemente do que ocorre nos rankings tradicionais.

LANÇAMENTO

O encontro de lançamento do GFCC Competitiviness Decoder é uma iniciativa conjunta do OIC, da ABDI, do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade. Na ocasião, Salerno e Roberto dos Reis Alvarez, gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, apresentarão o novo sistema de métricas ao público pela primeira vez.

O evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia. A Sala de Eventos do IEA-USP fica na Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar (localização). Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela web. Os interessados em se inscrever ou obter mais informações devem enviar mensagem para rborsanelli@usp.br.

Foto: GFCC