Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Olgária Mattos e Lucia Santaella participam de ciclo sobre fundamentalismo

Olgária Mattos e Lucia Santaella participam de ciclo sobre fundamentalismo

por Flávia Dourado - publicado 29/10/2008 00:00 - última modificação 12/03/2014 10:43

Olgária Matos fará a exposição "Antes da Chuva: as Metamorfoses do Círculo" e Lucia Santaella falará sobre "Ciência como Arte do Desprendimento".

Olgária Matos, da FFLCH-USP, e Lucia Santaella, da PUC-SP, são as expositoras do segundo encontro do ciclo temático "O Fundamentalismo Contemporâneo em Questão", no dia 5 de novembro, às 14h30, no IEA. Olgária Matos fará a exposição "Antes da Chuva: as Metamorfoses do Círculo", baseada no premiado "Antes da Chuva" (1994), primeiro longa-metragem do cineasta macedônio Milcho Manchevski. Lucia Santaella falará sobre "Ciência como Arte do Desprendimento". Cada apresentação durará cerca de 30 minutos e será seguida de debate. A coordenação geral do ciclo é de Bader Sawaia, vice-reitora Acadêmica da PUC-SP e conselheira do IEA, e José Leon Crochik, do Instituto de Psicologia da USP.

olgariamatos.jpg
Olgária Matos

Estudiosa da Escola de Frankfurt, Olgária Matos é professora (aposentada) do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, coordenadora do curso de filosofia da Unifesp e professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Entre seus livros estão "As Barricadas do Desejo" (1981), sobre maio de 1968, "Os Arcanos do Inteiramente Outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia, a revolução " (1984), Prêmio Jabuti em 1990, e "Discretas Esperanças: Reflexões Filosóficas sobre o Mundo Contemporâneo" (2006). Seus principais temas de trabalho são: tempo, filosofia, razão, democracia e história.

luciasantaella.jpg
Lucia Santaella

Lucia Santaella é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. É autora de 24 livros e co-autora de outros quatro. Entre os de sua autoria exclusiva estão "O Que é Semiótica" (1983), "Cultura das Mídias" (1992) e "Matrizes da Linguagem e Pensamento. Sonora, Visual, Verbal. Aplicações na Hipermídia" (2001), Prêmio Jabuti em 2002. Também na PUC-SP, dirige o Centro de Investigação em Mídias Digitais e coordena a pós-graduação em tecnologias da inteligência e design digital e o Centro de Estudos Peirceanos. Suas áreas de pesquisa atuais são: comunicação, semiótica cognitiva e computacional, estéticas tecnológicas e filosofia e metodologia da ciência.

Fotos: arquivos de Olgária Matos e Lucia Santaella

Assista ao ciclo completo nos links abaixo: